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Q451511 | Estatística
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025

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O município de Nova Esperança instituiu, em 2021, o Programa Municipal de Transferência de Renda Cidadã (PMTRC), voltado ao apoio de famílias em vulnerabilidade socioeconômica, com foco na redução da evasão escolar. Após dois anos de execução, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Educação decidiram realizar uma avaliação quantitativa do impacto do programa. O estudo, conduzido por uma equipe técnica da própria prefeitura, buscava identificar se o benefício financeiro havia contribuído significativamente para a permanência escolar e a melhoria dos indicadores de rendimento dos alunos beneficiados.

A equipe iniciou o processo com uma análise exploratória de dados oriundos do Cadastro Único (CadÚnico) e do Sistema Presença do Ministério da Educação, utilizando ferramentas como Excel e Power BI. Essa etapa permitiu identificar padrões iniciais, como aumento de 6% na frequência escolar média e redução de 4% na evasão entre os alunos de famílias beneficiadas.

Na etapa seguinte, a equipe realizou uma análise inferencial por meio de regressão linear simples, buscando estimar o impacto direto do benefício financeiro sobre a frequência escolar. Entretanto, a equipe não controlou variáveis de confusão importantes, como nível de escolaridade dos pais, distância da escola e acesso ao transporte escolar, fatores reconhecidos pela doutrina como essenciais para garantir validade interna e robustez causal em análises inferenciais.

Com base nesse modelo incompleto, o estudo concluiu que o PMTRC havia aumentado em 15% a frequência escolar média entre os beneficiários. Essa inferência levou o gestor municipal a expandir o programa e realocar recursos de outras áreas, como reforço pedagógico e transporte escolar, acreditando que o impacto positivo era exclusivamente resultado da transferência de renda.

Meses depois, uma equipe externa de avaliação, contratada pelo Tribunal de Contas do Estado, refez a análise com base em modelo de regressão múltipla, incluindo as variáveis omitidas anteriormente. Os resultados mostraram que a melhoria na frequência escolar estava fortemente associada ao aumento do transporte escolar rural, e não ao benefício financeiro isoladamente.

Tendo como base a situação hipotética acima e a relevância das análises de natureza quantitativa e da avaliação de políticas públicas para o bem-estar da sociedade, responda ao que se pede:

  1. Comente sobre a análise quantitativa de dados em uma avaliação de política pública, a exemplo de estatísticas, diferenciando a análise quantitativa com desenho descritivo da análise quantitativa com desenho correlacional. Traga ao menos 2 exemplos para cada espécie de desenho mencionada e indique se foi realizada análise quantitativa com desenho descritivo ou correlacional, no caso do município de Nova Esperança.
  2. Explique que medidas poderiam ser tomadas pelo gestor de Nova Esperança, a fim de minimizar riscos futuros em sua tomada de decisão, garantindo-se que seja baseada em evidências e que não ocorram erros como o do caso em questão.
  3. Diferencie a análise exploratória da análise inferencial de dados, fazendo uma relação com ferramentas de Big Data.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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