Leia, com atenção, o excerto a seguir.
A literatura a respeito de redes urbanas aponta, já há algum tempo, para a diversidade dos inúmeros conjuntos articulados de centros urbanos. Diversidade real que, entretanto, não diminui o mérito, ao contrário, enfatiza a necessidade de esforços de elaboração de tipos ideais e modelos hipotético-dedutivos acerca da rede urbana, como são, entre outras, as formulações de Christaller, Lösch e Zipf. A diversidade refere-se às possíveis combinações dos mesmos elementos que, entretanto, ao se concretizarem, o fazem de modo específico, pois cada um desses elementos assume uma própria especificidade. Entre outros elementos, estão a gênese dos centros, o tamanho deles, a densidade que perfazem no espaço, as funções urbanas e as relações espaciais que delas derivam. Outros elementos, de natureza política, social e cultural, considerados menos frequentemente na literatura, podem ser agregados, explicitando mais nitidamente a rica e complexa diversidade de redes urbanas.
CORRÊA, R. L. Rede urbana e formação espacial: uma reflexão considerando o Brasil. Revista Território, Rio de Janeiro, v. 8, n. 9, p. 121–129, jan./jun., 2000. Disponível em: https://www2.uff.br/nugea/files/2014/09/Rede-urbana-Lobato.pdf. Acesso em: 6 set. 2023.
Considerando que o excerto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo analisando o processo de urbanização e a formação de redes urbanas sob a perspectiva geográfica. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) a concepção e a conceituação de rede urbana;
b) as categorias de análise da rede urbana;
c) a natureza dialética da rede urbana como realidade espacial;
d) as interações espaciais na constituição da rede urbana e a tipologia dos padrões de interações espaciais; e
e) a relação entre urbanização e formação das redes urbanas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia, com atenção, o excerto a seguir.
Diversos estudos apontam uma crise da água. A principal razão é política. A falta dessa substância natural vital à vida em determinados locais poderia ser resolvida por meio de uso de técnicas conhecidas de estocagem e reaproveitamento da água […]. Água é fonte de conflitos porque sua distribuição natural não corresponde à sua distribuição política. Em alguns países, os recursos hídricos são mais que suficientes para abastecer as necessidades de seu povo. Mas eles são raros em outros. Como o estilo de vida hegemônico está baseado no consumo incessante de mercadorias, o uso da água para a produção industrial tende a aumentar, o que pode desencadear novos…



