Leia, com atenção, os excertos a seguir.
Com a doença e posterior morte de Tancredo Neves, momento de perplexidade nacional, coube a José Sarney assumir a Presidência da República e iniciar a transição em direção à democracia. Parecia irônico, e mesmo um jogo amargo do destino, que, após o movimento das “Diretas Já” e da campanha nacional da oposição, coubesse ao ex-presidente da ARENA e do PDS, e não a um político da oposição, conduzir a democratização do País.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Brasil, em direção ao século XXI. In: LINHARES, Maria Yeda (org.). História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 1990, p. 389.
Em fins dos anos de 1970, a ditadura suscitara uma contradição básica. Impulsionara a modernização do País, sofisticando as estruturas de sociabilidade e potencializando as aspirações por direitos, mas negou-as na prática. Não gratuitamente, uma repulsa geral marcou seu fim “lento, seguro e gradual”. A partir dos anos de 1980, concluída a difícil transição democrática, uma nova Constituição, a de 1988, consagrou os direitos sociais sob a égide do Estado, retomando um padrão historicamente celebrado pelas classes populares, instaurando, ao mesmo tempo, plenas liberdades democráticas.
REIS, Daniel Aarão. As marcas do período. In: REIS, Daniel Aarão (org.). Modernização, ditadura e democracia: 1964–2010. Rio de Janeiro: Objetiva/Fundação Mapfre, 2014, p. 24.
Considerando que os excertos apresentados têm caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do processo de redemocratização do Brasil na década de 1980. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) o processo de mudança do regime militar para um governo civil e as respectivas rupturas e continuidades;
b) o papel desempenhado pelos movimentos sociais nos anos de 1980;
c) a crise socioeconômica da década de 1980; e
d) a Constituição de 1988.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia, com atenção, o excerto a seguir.
A historiografia sobre a transição da colônia para os diferentes Estados nacionais na América Latina tem sido influenciada pela concepção de um longo século XIX, temporalmente mais ou menos balizado entre os anos 1780 e 1930 (LARSON, 2004, p. 3). O século XIX seria, desse ponto de vista, fundamentalmente um período de transição repleto de tensões e ambiguidades, em que a emergência de novas formas de produção econômica, concepções de mundo, práticas institucionais e movimentos políticos e sociais conviveram lado a lado com a capacidade de duração, persistência e continuidade de valores, hierarquias sociais e instituições herdadas do período colonial. Em…
Redija um texto dissertativo a respeito da vida político-institucional no Primeiro Reinado. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) as relações entre as características do exercício do poder ligadas ao período colonial e as ideias liberais;
b) a construção do texto constitucional de 1824, seus precedentes e suas consequências;
c) as configurações político-jurídicas e os movimentos populares; e
d) as características do sistema imperial então vigente e as tentativas de transformá-lo.



