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Q449265 | TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025

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A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal foi instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e tem por objetivo a disponibilização na internet – por parte de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional – de dados e informações acessíveis ao público que possam ser livremente lidos por máquina, usados, cruzados e reutilizados, fomentando-se o controle social, o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento da cultura de transparência pública e a inovação nos diversos setores da sociedade.

O Plano de Dados Abertos do Banco Central do Brasil (PDA/BC) estabelece o modelo de governança, diretrizes e orientações estratégicas e operacionais para ações de contínua ampliação e aprimoramento da transparência das informações produzidas pela Autarquia, particularmente pela publicação de bases de dados em formatos abertos, nos casos em que não haja vedação expressa de acesso, cobrindo sua expansão, aprofundamento, aperfeiçoamentos e divulgação, de modo a inclusive permitir a reutilização dos dados públicos pela sociedade.

A priorização da disponibilização dos conjuntos de dados pelo BC busca considerar o grau de demanda potencial das informações como um critério fundamental, respeitando-se evidentemente os dispositivos legais e regulamentares e o alinhamento estratégico da Instituição.

Texto extraído do Plano de Dados Abertos do Banco Central do Brasil – Maio/2023 – Abril/2025, acessado de https://www.bcb.gov.br/content/acessoinformacao/acesso_informacao_docs/Plano_Dados_Abertos_BC_mai2023-abr2025.pdf

A biblioteca python-bcb

O python-bcb é uma interface em Pynthon é uma iniciativa derivada do projeto de Dados Abertos do Banco Central do Brasil estruturada para obter informações da API de dados abertos da própria instituição. Por meio do python-bcb, pode o programador acessar dados de moedas, taxas de juros, índices de preços e informações de instituições financeiras, entre outros dados disponíveis.

A seguir, vê-se como usar a API do Banco Central para recuperar dados da SELIC entre 01/01/2021 e 31/12/2023 para plotar um gráfico de linhas. 

Os dados de serie podem ser usados como parâmetros de funções, como pode ser observado no fragmento (incompleto) de código a seguir:

Considerando o caráter motivador do texto apresentado e utilizando as informações presentes nos códigos-fonte Python apresentados e sem utilizar bibliotecas e funções adicionais da linguagem, discorra sobre:

  1. O conceito de biblioteca e o procedimento a ser seguido para utilizar a biblioteca utilizar funções da biblioteca python-bcb no código-fonte.
  2. O tipo da variável url_BACEN, utilizada entre as linhas 02 e 05, e a finalidade do caractere f imediatamente após o operador de atribuição.
  3. O tipo de dados serie_SELIC, inicializada na linha 05 e utilizada como retorno da função CarregaSELIC, na linha 06.
  4. O conceito de média aritmética e implemente uma função para determinar a média aritmética das taxas SELIC recuperadas por CarregaSELIC.
  5. Como deve ser completada a implementada a função inserir_registros_mtsql (X, nome_tabela, conexão) para inserir os dados de do DataFrame X na tabela nome_tabela do banco de dados acessado por conexão.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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