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Q448102 | Contabilidade Geral
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025

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Um analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG), ao realizar uma auditoria nas contas de determinada empresa estatal, verificou que ela apresentava a seguinte situação Patrimonial em 31/12/2022:

 

ATIVO

– Ativo Circulante (Disponível) – 250.000

– Ativo Não Circulante (Intangível) – 50.000,00

TOTAL DO ATIVO = 300.000

 

PASSIVO

– Passivo Circulante (Empréstimos) – 20.000

– Passivo Não Circulante (Empréstimos) – 80.000

– Patrimônio Líquido (Capital Social) – 200.000 –

TOTAL DO PASSIVO + PL = 300.000

 

Considere as seguintes informações para resolução: os empréstimos, no valor de R$ 100.000,00, foram obtidos em 31/12/2022, sobre os quais incide taxa de juros compostos de 15% ao ano.

Assistir de empréstimos serão pagos em 5 prestações anuais com vencimento em 31/12 de cada ano, sendo cada prestação composta por 1/5 (um quinto) do principal mais os juros de cada um ano. A empresa realiza os pagamentos nas datas de vencimento. O ativo intangível é composto por uma patente adquirida em 31/12/22, cuja vida útil econômica foi considerada indefinida. Sabe-se que, até 31/12/2024, não houve nenhuma alteração no valor contábil da patente, e nesta data, antes da elaboração das Demonstrações Contábeis, a empresa realizou o teste de recuperabilidade da patente e obteve as seguintes informações: – valor em uso: R$ 40.000,00; – valor justo líquido das Despesas de Venda: R$ 45.000,00.

Com base nestas informações, tendo em conta as regras contábeis para elaboração do Balanço Patrimonial, pede-se:

a) indique o valor dos empréstimos evidenciado nos Balanços Patrimoniais de 31/12/2023 e 31/12/2024 e a despesa reconhecida na Demonstração do Resultado de 2023 e 2024 referente ao empréstimo. Justifique sua resposta, explicitando a linha de raciocínio empregada. [valor: 19,00 pontos]

b) em relação ao ativo intangível, determine o valor recuperável em 31/12/2024, o valor da perda por recuperabilidade a ser reconhecida (caso haja) em 2024 e o valor apresentado no Balanço Patrimonial de 31/12/2024. Justifique sua resposta, explicitando a linha de raciocínio empregada. [valor: 19,00 pontos]

c) Elabore o Balanço Patrimonial da Cia. Interiorana S.A. em 31/12/2024 após os registros contábeis referentes aos empréstimos e à patente. [valor: 19,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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TOTAL DO PASSIVO + PL = 300.000

 

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