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Q444815 | Psiquiatria
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Cargo: Analista Judiciário

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Diego, 38 anos de idade, solteiro, servidor público, relatou, durante entrevista clínica, dificuldades persistentes ao longo de sua vida. Mencionou que as pessoas frequentemente o consideram “estranho”, e que, para se sentir pertencente, ele tenta adivinhar o que os outros esperam ou imita o comportamento das pessoas, o que costuma lhe deixar exausto. Aprendeu, com o tempo, que não pode expressar tudo o que pensa e já foi descrito como “arrogante”, “cheio de frescuras” e “chato”, sendo frequentemente considerado por familiares e amigos como alguém difícil de lidar. Diego destacou que, apesar de sempre ter tido um bom desempenho acadêmico, enfrentou dificuldades para arrumar emprego após a saída da faculdade, principalmente quando os processos seletivos envolviam dinâmicas de grupo e entrevistas, sendo frequentemente reprovado. Conseguiu ingressar no mercado de trabalho ao ser aprovado em concurso público. Relatou que gosta de rotinas e organização, ficando frustrado diante de mudanças de planos e alterações em geral; fica extremamente focado em atividades específicas, como elaborar planilhas para “organizar tudo” (desde aspectos profissionais até questões de sua vida pessoal); sente grande satisfação em catalogar objetos de sua casa e fica atordoado quando tais objetos são minimamente trocados de lugar. Suas relações sociais são limitadas ao ambiente familiar, e ele evita situações que envolvam aglomerações ou eventos, mesmo familiares.

A mãe de Diego, quando entrevistada, relatou que ele nasceu a termo, sem intercorrências durante a gestação, o parto ou o pós-parto, e que os marcos de desenvolvimento foram atingidos conforme o esperado. Na infância, apresentou restrições alimentares relacionadas à textura dos alimentos e evitava lugares barulhentos, reclamava de cheiros fortes e tinha dificuldades com mudanças. A mãe também relatou que ele sempre foi introvertido, aprendeu a ler sozinho entre os 3 e 4 anos de idade, não aceitava companhia para brincar e passava a maior parte do tempo livre brincando de desmontar e remontar carrinhos de peças e tentando entender o funcionamento das mais diversas coisas. Também se interessava demasiadamente por objetos não convencionais, como bilhetes de loteria e cartões de telefone dos pais, e costumava ler jornais aos finais de semana. Não apresentou atraso ou dificuldade de aprendizagem e não houve repetência escolar, inclusive tendo sido adiantado uma série devido ao seu bom desempenho, tornando-se o mais jovem da turma. Apesar disso, a mãe relatou que Diego não gostava de ir à escola, quase sendo reprovado por falta, e evitava frequentemente as aulas de educação física.

Atualmente, Diego encontra-se desmotivado e enfrenta grandes dificuldades em seu ambiente de trabalho. Ele divide uma sala sem janelas, com forte iluminação artificial, com mais seis funcionários da instituição. Relatou que o excesso de barulho causado pelas conversas entre os colegas, as constantes chamadas telefônicas, a intensidade da luz de LED e a falta de clareza na comunicação de seu novo chefe, que nunca deixa claro se está “brincando ou falando sério”, estão “enlouquecendo-o”.

Com base no caso clínico apresentado e no que estabelece o DSM-V-TR, redija um texto dissertativo atendendo, fundamentadamente, ao que se pede a seguir.

1 Discorra sobre a hipótese diagnóstica do paciente, associando-a aos sintomas relatados. [valor: 16,00 pontos]
2 Cite dois critérios que sustentam a formulação dessa hipótese diagnóstica. [valor: 11,00 pontos]
3 Indique o provável nível de gravidade da condição do referido paciente. [valor: 10,50 pontos]
4 Discorra sobre um possível diagnóstico diferencial. [valor: 10,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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