TEXTO 1
Olimpíada: assistir a esportes faz bem para a saúde física e mental
Muitas vezes, as pessoas relacionam o ato de assistir a esportes apenas ao entretenimento. Porém, uma pesquisa pioneira realizada pela equipe da Faculdade de Ciências do Esporte da Universidade de Waseda, no Japão, revelou que esse hábito pode ser um poderoso aliado para o bem-estar físico e mental.
Os benefícios vão desde a ativação dos circuitos de recompensa do cérebro até a promoção de um senso de comunidade e pertencimento entre espectadores. Cientistas comprovaram que os esportes oferecem inúmeros benefícios e assistir regularmente a eles pode ser parte de uma solução acessível e agradável para quem procura melhorar o bem-estar geral.
Ou seja, os benefícios dos esportes não se limitam apenas às pessoas que os praticam. Vale lembrar que, mesmo com esses benefícios, é importante ter moderação. Até aquilo que é vantajoso para a saúde pode se tornar um problema se for feito em excesso e se tornar um vício.
Confira cinco benefícios que assistir a esportes trazem para a saúde física e mental, segundo Paula Melhado Gomes da Silva, professora de Educação Física do Colégio Marista Paranaense: – Melhoria do bem-estar psicológico: assistir a esportes ativa os circuitos de recompensa do cérebro, gerando sensações de felicidade e prazer; – Aumento do sentimento de comunidade e pertencimento: quando as pessoas assistem aos esportes, se sentem parte de um grupo. Isso ocorre especialmente quando se juntam a outros para torcer. Assim, surge um senso de conexão e pertencimento; – Benefícios para a saúde mental: assistir a esportes de forma regular traz um bem-estar elevado e tem benefícios a longo prazo para a saúde mental; – Estruturas cerebrais fortalecidas: pesquisas indicam que assistir a esportes pode induzir mudanças na estrutura do cérebro.
Isso ocorre porque o hábito vai aumentar o volume de matéria cinzenta em regiões ligadas aos circuitos de recompensa; – Promoção da produtividade: por conta das sensações de conexão e bem-estar, a pessoa também pode ficar mais produtiva no seu dia.
Retirado de: CARDOZO, Mayra. Olimpíada: assistir a esportes faz bem para a saúde física e mental. Terra. Disponível em:
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/olimpiada-assistir-a-esportes-faz-bem-para-a-saude-fisica-e
mental,06054db5cf124a4f1170783e36debb7aaqvubig2.html Acesso em: 03 ago., 2024.
TEXTO 2
Especialistas apontam o esporte como aliado da saúde mental
Que a atividade física faz bem à saúde todos já sabemos. Mas, para além dos benefícios ao funcionamento dos órgãos, articulações e processos desenvolvidos pelo organismo, o esporte está intimamente ligado à saúde mental.
Segundo especialistas, a prática de esporte ou exercícios físicos estimula a liberação de substâncias que auxiliam no bem-estar. Dados da Sociedade Brasileira de Psicologia mostram que bastam alguns minutos de exercícios físicos para o cérebro iniciar a liberação da endorfina, o chamado hormônio da felicidade, e outros neurotransmissores associados à saúde mental. É o que explica o psicólogo Rodrigo Damasceno, psicólogo, presidente da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Piauí e professor no ginásio Sarah Menezes.
“O profissional da psicologia trabalha potencializando as variáveis emocionais como prevenção e no controle da ansiedade e do estresse. E, ainda, no melhor gerenciamento das relações interpessoais. Um trabalho feito a médio e longo prazo, com periodização da preparação psicológica, de acordo com as metas estabelecidas ao longo de uma temporada”, pontua Rodrigo.
A atleta Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em Londres 2012 e técnica da Seleção Brasileira Feminina de Judô, sabe bem os benefícios do esporte para a saúde mental. Questionada sobre a importância do esporte para a saúde mental, Sarah afirma categoricamente: “Superimportante! As pessoas se sentem mais aliviadas, leves e felizes. O corpo descansa e a alma também, a cabeça relaxa. Atividade física faz muito bem à saúde”, disse a judoca.
A prática de esportes ou exercícios físicos exerce, ainda, papel fundamental na prevenção de fatores que influenciam ou são consequências do desequilíbrio mental, como o uso de álcool e outras drogas.
Retirado e adaptado de: BEZERRA, Antonio Luiz Moreira. Especialistas apontam o esporte como aliado da saúde mental.
Assembleia Legislativa do Estado do Pauí. Disponível em: https://www.al.pi.leg.br/tv/noticias-tv-1/especialistas-apontam
o-esporte-como-aliado-da-saude-mental Acesso em: 03 ago., 2024.
TEXTO 3

Disponível em: https://1.bp.blogspot.com/-Dwie1f
ygoU/Ty7lBRMiGFI/AAAAAAAAAcU/0EdATVViujc/s1600/info_endorfina_corrida.jpg Acesso em: 03 ago., 2024.
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita, empregando a norma culta da língua portuguesa, sobre o tema “Esportes como ferramenta para prevenção de transtornos mentais: caminhos e possibilidades”. Elabore seu texto pautando-o em argumentos, redija-o de forma coesa e coerente com o tipo textual solicitado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TEXTO 1
Quais esportes já foram proibidos para as mulheres nas Olimpíadas?
Os Jogos Olímpicos surgiram em Atenas, na Grécia Antiga, por volta de 776 a.C. na cidade de Olímpia. Embora tivesse por objetivo homenagear os deuses gregos e promover a interação entre os povos, o evento era restrito aos homens – as mulheres não podiam sequer assistir aos jogos. A única exceção era a sacerdotisa de Deméter, do templo da deusa Ceres, que tinha entre suas obrigações de ofício assistir às provas. Foi a primeira de uma extensa lista de restrições impostas às mulheres no esporte e, principalmente, nas grandes competições.
Após o fim das Olimpíadas antigas, em 393 d.C., os jogos voltariam a ocorrer s…
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Sustentabilidade, o desafio das próximas décadas e seus impactos”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO 1
Constituição Federal de 1988
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e indi…
Texto I
Todos os reclusos devem ser tratados com o respeito inerente ao valor e dignidade do ser humano. Nenhum recluso deverá ser submetido a tortura ou outras penas ou a tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes e deverá ser protegido de tais atos, não sendo estes justificáveis em qualquer circunstância. A segurança dos reclusos, do pessoal do sistema prisional, dos prestadores de serviço e dos visitantes deve ser sempre assegurada.
Regras de Nelson Mandelra. https://www.unodc.org/documents/justice-and-prison-reform/Nelson_Mandela_Rules-P-ebook.pdf (Adaptado)
Texto II
Regras das Nações Unidas para o tratamento de mulheres presas e medidas não privativas de liberdade para mulheres infrat…



