O conhecimento é o bem mais precioso da sociedade moderna. No passado a força das nações era medida pela extensão territorial, daí as inúmeras guerras por conquista de espaço, enquanto atualmente é o conhecimento que dita qual nação tem mais ou menos poder. Ou seja, é a força da mente, a capacidade de criar e inovar, que diferencia as nações nos dias modernos. Stewart (2002, p. 31-35) considera que o conhecimento é um acúmulo de dados e informações envoltos por expertise e que, às vezes, pode ser eterno.
O conhecimento integra algo maior, a que se denomina cultura. Em uma de suas acepções, a palavra cultura significa cultivo, ou seja, melhoramento, crescimento e desenvolvimento. Em outra, ela está relacionada à devoção, significando que representa algo bom; algo que merece atenção e respeito; algo que precisa ser valorizado.
A cultura é essencial para uma sociedade, pois é a partir dela que os indivíduos criam um senso de unidade, empatia e afeto. Ela proporciona ao indivíduo uma satisfação em ser e fazer parte, o que eleva o sentido da vida, e engloba os costumes, as tradições, as crenças, os padrões de comportamento de determinado povo, bem como as criações artísticas e científicas. Miguel Reale (2015, p. 213), de forma muito abrangente afirma que cultura é tudo que se realiza na “objetividade de fins especificamente humanos”.
Criações e culturas são tão intrinsecamente ligadas que não se pode haver dissociação entre elas, pois como bem colocou Silvia (1998, p. 13), “A criação artística e a cultura em geral se alicerçam a um só tempo sobre raízes perenes de natureza trans-histórica e matrizes periodicistas relativas ao tempo datado e particular em que se inserem”. Essas criações estão por todaparte (música, teatro, pintura, dança etc.) e são de extrema importância para a formação identitária do povo.
De acordo com Hall (2004, p. 51), “As culturas nacionais, ao produzir sentidos sobre ́a nação`, sentidos com os quais podemos nos identificar, constroem identidades”. Por se tratar de algo fundamental para o desenvolvimento humano, os direitos culturais tem garantia constitucional, que se ramifica em quatro vertentes: a liberdade de expressão de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação; a preservação do patrimônio histórico e cultural; o direito à diversidade e identidade cultural; e o direito de acesso à cultura e ao lazer.
Como se pode ver, o direito autoral e o direito de acesso à cultura e ao conhecimento têm como elemento comum a criação, que precisa ser protegida pelo direito autoral, como forma de fomento ao desenvolvimento criativo e deve ser acessível, a fim de propiciar transformação social e desenvolvimento humano. (…)
Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/2628/1673
Considerando a legislação a respeito dos direitos autorais, redija um texto dissertativo, respondendo aos seguintes questionamentos:
- Embora a Lei nº 9.610/1998 preveja a proteção aos direitos autorais, ela também relativiza alguns deles. Cite pelo menos dois exemplos previstos na legislação em referência que permitem o seu uso, além da paródia. Quando utilizadas pelos cidadãos em redes sociais, como o YouTube, as paródias precisam de licença dos autores das músicas?
- Na sua opinião, a proteção aos direitos autorais é um obstáculo à promoção da cultura e em que aspecto isto pode ser visto? Em que consiste uma obra de domínio público?
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