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Q443954 | Administração Financeira e Orçamentária (AFO) e Direito Financeiro
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: CAM DEP - Câmara dos Deputados
Cargo: Consultor Legislativo

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A discussão em torno da implementação de tarifa zero, no transporte público, tem ganhado destaque, como uma alternativa inovadora, para enfrentar desafios urbanos relacionados à mobilidade. A proposta de tarifa zero visa transformar o acesso ao transporte público em um serviço gratuito para os usuários, buscando impactar positivamente diversos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Um dos principais argumentos, em favor da tarifa zero, é o potencial de reduzir as desigualdades sociais. Ao eliminar a barreira financeira para o acesso ao transporte público, pessoas de diferentes classes sociais têm a oportunidade de usufruir do serviço de maneira equitativa, facilitando o deslocamento diário, o acesso a empregos, educação e serviços de saúde. Essa abordagem busca promover a inclusão social e reduzir as disparidades de mobilidade.

Do ponto de vista econômico, a tarifa zero pode ser vista como um investimento na qualidade de vida e na dinâmica econômica local. Ao facilitar o deslocamento, o comércio local é estimulado, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios e a geração de empregos. Além disso, a redução do tráfego individual pode resultar em menor necessidade de investimentos em infraestrutura viária, aliviando os custos associados à gestão do tráfego e manutenção de estradas.

Outro aspecto crucial é o impacto ambiental positivo. A tarifa zero incentiva a migração de modos de transporte individual para o coletivo, reduzindo a emissão de poluentes e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. A promoção do transporte público como uma opção atrativa pode ser uma peça-chave na construção de cidades mais sustentáveis e ecologicamente conscientes.

No entanto, a implementação da tarifa zero não está isenta de desafios. A questão financeira é um ponto crítico, já que os sistemas de transporte público dependem, em grande parte, das receitas geradas pelas tarifas para cobrir seus custos operacionais. Portanto, a transição para a tarifa zero exige fontes alternativas de financiamento, como parcerias público-privadas, subsídios governamentais robustos e a realocação eficiente de recursos.

Em resumo, a tarifa zero, no transporte público, representa uma visão inovadora, para enfrentar os problemas de mobilidade nas cidades, promovendo inclusão social, estimulando a economia local e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. A discussão em torno dessa proposta deve considerar cuidadosamente os desafios e oportunidades envolvidos, visando construir sistemas de transporte público que atendam, de forma eficiente, às necessidades de toda a comunidade.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija uma minuta de proposição, devidamente justificada, a fim de orientar o financiamento da tarifa zero no Brasil para cidade médias.

a) Fontes de recurso para financiar a tarifa zero no transporte público;
b) Delimitar o prazo de uso dos recursos deste tipo de financiamento;
c) Definir percentuais mínimos de recursos Federais e Municipais para este fim;
d) Definir critérios de acompanhamento.
Todos os itens acima devem ser devidamente justificados.
Desconsidere eventuais proposições relativas a essa matéria que já tenham sido objeto de apreciação pelo Congresso Nacional ou por qualquer uma de suas Casas.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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