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Q443931 | Minas, Energia e Recursos Hídricos
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: CAM DEP - Câmara dos Deputados
Cargo: Consultor Legislativo

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No atual contexto do enfrentamento de crises hídricas, tramita na comissão competente para apreciar a matéria no âmbito da Câmara dos Deputados proposição legislativa consistente em projeto de lei ordinária, que: (i) altera a Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997 (que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos), para acrescer dispositivos que instituem medidas destinadas a elevar a racionalidade e a eficiência no uso da água; (ii) altera a Lei n° 11.445, de 5 de janeiro de 2007 (que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico), para fomentar a utilização da fonte alternativa de água consistente na água de reuso.

Entre os dispositivos constantes no projeto de lei, devidamente insertos em capítulo próprio, destacam-se os que dispõem da seguinte forma:

a) Ficam acrescidos, entre os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, os Planos de Contingência para Situações de Escassez Hídrica.

b) Os Planos de Contingência para Situações de Escassez Hídrica, entre outras medidas previstas na regulamentação, deverão dispor sobre medidas que mitiguem a redução na oferta de recursos hídricos; medidas de gestão da demanda de recursos hídricos; consumos e usos prioritários; e possibilidade de aumento temporário e extraordinário dos valores relativos à cobrança pelo uso de recursos hídricos, de modo a indicar a elevação do valor da água em situações de escassez.

c) Inclui-se no conceito de saneamento básico, o conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água por fontes alternativas constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações de saneamento necessárias ao abastecimento por água de reuso e demais alternativas aprovadas pela entidade reguladora.

d) As metas de racionalização de uso, o aumento da quantidade e a melhoria da qualidade dos recursos hídricos disponíveis devem incluir fontes alternativas de abastecimento de água, como a água de reuso.

Elabore parecer com VOTO FAVORÁVEL do(a) relator(a), acerca da mencionada proposição legislativa, abordando a sua constitucionalidade, juridicidade e mérito, com as formalidades inerentes ao ato, dispensada a análise de compatibilidade e adequação financeira e orçamentária, discorrendo, necessariamente, sobre os seguintes aspectos:

1) Crise hídrica e aumento da pressão sobre os recursos hídricos.
2) Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (abordar ao menos dois).
3) Objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos (abordar ao menos dois).
4) Como a proposição legislativa impacta positivamente na resposta à crise hídrica.
5) Direito Humano à Água.
6) Metas de universalização de abastecimento de água potável para população e sua influência nos contratos de prestação dos serviços públicos de saneamento básico.

Desconsidere eventuais proposições relativas a essa matéria que já tenham sido ou estejam sendo objeto de apreciação pelo Congresso Nacional ou por qualquer uma de suas Casas.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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