Instruções
Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os dois gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga ao tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto. Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema:
OS IMPACTOS DA PROPAGAÇÃO DE FAKE NEWS EM TEMPOS DE INTERNET
Coletânea
Texto 1
A mentira existe desde o começo da civilização. O que mudou nos últimos anos, depois da explosão das redes sociais, foi a escala e o meio de difusão de mentiras, que passaram a ser chamadas de fake news (notícias falsas) e desinformação. Usados popularmente como sinônimos, os dois termos têm diferenças conceituais de acordo com os estudiosos do assunto e as instituições que os utilizam.
Segundo Eugênio Bucci, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, “fake news é a falsificação da forma notícia. Parece ser uma notícia jornalística, mas não é”. Ele explicou o conceito em evento da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo no ano passado, do qual também participou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia.
O professor argumenta que não se deve usar a expressão como sinônimo de mentira. “Fake news são um tipo historicamente datado de mentira. São uma criação do século XXI, que frauda a forma notícia a partir das plataformas sociais e das tecnologias digitais que favorecem a difusão massiva de enunciados”, explica. “As fake news não existem desde sempre.”
Já a desinformação, de acordo com o professor, trata-se de um ambiente comunicacional hostil à informação.
“A desinformação é o efeito geral da disseminação de fake news e de outros recursos para enganar ou manipular pessoas ou públicos com fins inescrupulosos”, afirma. “Na era da desinformação, a capacidade social de distinguir fato e opinião se desfaz.”
Disponível em: <https://www.tre-go.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Agosto/fake-news-x-desinformacao-entenda-qual-e-a-diferenca
entre-os-termos>. Acesso em: mar. 2024.
Texto 2
Não é de hoje que as informações falsas circulam. Desde que a humanidade é humanidade existe esse tipo de prática, ou desde que a imprensa é imprensa – se estivermos falando no sentido estrito de notícias jornalísticas falsas. No entanto, as fakes news passam a ser consideradas um fenômeno dos nossos tempos por serem definidas como notícias falsas, pensadas intencionalmente para causar desinformação e divulgadas de modo massivo na internet.
A prática só se torna possível, portanto, com a “popularização” da internet e das tecnologias da comunicação.
Popularização entre aspas porque o uso da internet ainda é muito desigual no Brasil, já que pressupõe pagamento para o acesso. Segundo dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), em 2018, a internet estava presente em 46,5 milhões de domicílios brasileiros – número que equivale a 67% deles. Um crescimento em relação a 2017, mas ainda falta muito para o acesso se tornar popular, de fato.
Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/07/20/artigo-as-fake-news-e-a-disputa-politica-por-desinformacao>. Acesso em:
mar. 2024.
Texto 3
Em entrevista, Pedro Burgos analisa os principais impactos das fake news neste momento de pandemia, as medidas criadas por estados e plataformas para combatê-las e como podemos agir para impedir a sua circulação. Quais os principais impactos que as fake news podem causar, principalmente neste momento de pandemia? As fake news podem gerar problemas de todos os tipos, tanto individuais quanto coletivos. Uma informação falsa sobre a eficácia de tratamentos médicos, por exemplo, pode levar alguém a usar um remédio com sérios efeitos colaterais. Mas o impacto das fake news não se restringe ao indivíduo, já que no caso de uma pandemia, uma pessoa que se expõe mais ao vírus por acreditar em informação duvidosa coloca em risco muito mais gente. Além disso, o constante questionamento da seriedade dos conselhos das autoridades de saúde e cientistas levam a um ambiente de desconfiança aguda, que pode ter repercussões que não se encerram nessa pandemia. O movimento antivacina é um exemplo disso.
Disponível em: <https://www.insper.edu.br/noticias/fake-news-desinformacao-entrevista/>. Acesso em: mar. 2024.
Propostas de redação
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A – Artigo de opinião ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O artigo de opinião é um gênero que assume o caráter argumentativo e tem por finalidade expressar o ponto de vista do autor sobre determinada temática a fim de persuadir seu interlocutor. É comum que esse gênero seja veiculado em mídias de comunicação de massa, como jornais e revistas.
Tendo em vista seu papel como cidadão na sociedade, redija um artigo de opinião para um jornal de circulação local a fim de discutir o tema “Os impactos da propagação das fake news em tempos de internet”. Não assine o artigo, tampouco adote nomes fictícios e/ou abreviações.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ B – Carta de leitor ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O gênero carta de leitor manifesta a opinião do emissor sobre assuntos publicados na mídia, como jornais e revistas, dirigindo-se, comumente, ao(à) autor(a) da matéria veiculada, ou ainda ao(à) representante dessa mídia, por exemplo, o(a) editor(a). A carta de leitor possui caráter argumentativo e tom persuasivo na busca de convencer o seu interlocutor sobre o ponto de vista apresentado.
Imagine que você, após ter lido a entrevista de Pedro Burgos sobre os impactos das fake news na pandemia, decide escrever uma carta de leitor para comentar sobre o tema “Os impactos da propagação das fake news em tempos de internet”. Utilize-se dos textos da coletânea como base para delinear sua premissa e defender seu ponto de vista, além do repertório sociocultural adquirido ao longo de sua formação e prática. Não assine a carta, tampouco adote nomes fictícios e/ou abreviações.
ATENÇÃO
Em qualquer uma das duas propostas que você escolher, o seu texto NÃO deve ser assinado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Instruções
Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os dois gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto.
Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema:
O DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Coletânea
Texto 1
Liberdade de expressão e a livre manifestação do pensamento
Constituição Federal
“Art. 5º (…
Instruções
Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os dois gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga ao tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto. Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema:
O PARADOXO DO EXCESSO DE INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE INTERNET
Coletânea
Texto 1
O excesso de informação nos desinforma do que realmente importa.
Pr. Josué Semeone.
Disponível em: <…
Instruções
Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os dois gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto. Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema:
PERSISTÊNCIA DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL
Coletânea
Texto 1
II – OS CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO
Estudam-se os tipos penais que constituem os crimes contra o …



