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Q443260 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Instituto ConsulplanVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref São João de Nepomuceno - Prefeitura Municipal de São João de Nepomuceno
Cargo: Professor

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Texto I

Por que todos deveriam aprender pensamento computacional já na escola?

Em geral, quando justificamos o ensino de tecnologia na escola, usamos argumentos que envolvem empregabilidade, desenvolvimento de habilidades técnicas e matemáticas ou a possibilidade de dar vazão à criatividade e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.

Esses argumentos são extremamente importantes e verdadeiros! Quem domina tecnologia, de fato, amplia a sua chance de ter bons empregos e bons salários, aguça seu raciocínio lógico e coloca a sua criatividade em prática, podendo contribuir para construir um mundo melhor.

No entanto, esses argumentos não são fortes o bastante para justificarmos que todos, de fato, aprendam tecnologia, ou, mais especificamente, desenvolvam o pensamento computacional. Afinal, não são todas as pessoas que desejam um emprego na área da tecnologia, ou que pretendem desenvolver essas habilidades e a capacidade de encontrar saídas inovadoras para a solução de problemas complexos.

O fato é que, atualmente, lidamos e somos influenciados por aplicativos digitais em todas as esferas do cotidiano: interagimos, nos informamos, trabalhamos, fazemos compras e encontramos entretenimento em formato digital da hora que acordamos até o momento em que vamos dormir – e, às vezes, durante o sono. Nosso comportamento, nossas ideias e nossos hábitos vão sendo moldados por aplicativos que nos impulsionam ao consumo, nos fazem pensar: “se eu não clicar nesse botão rápido, vou deixar de ser popular”, que afetam nossas rotinas, nossas prioridades e até nossa visão política.

Essa esfera da vida – em resumo, tudo – é muito importante para deixarmos a cargo dos “especialistas em tecnologia”. Saber como a tecnologia é criada e desenvolvida passa a ser primordial para podermos compreendê-la criticamente.

(Betina von Staa, Correio Braziliense. Postado em: 24/07/2024.)

Texto II

Mas o que é cultura digital?

Em primeiro lugar, a cultura digital vai além do uso de ferramentas tecnológicas. Na verdade, trata-se da capacidade de compreender, criticar e criar no ambiente digital. Veja abaixo tudo o que ela envolve:

Consciência digital

Entender como a tecnologia impacta a vida individual e social, reconhecendo seus benefícios e desafios.

Cidadania digital

Agir de forma ética, responsável e segura no ambiente on-line, respeitando a diversidade, combatendo o cyberbullying e promovendo o uso positivo das tecnologias.

Criatividade digital

Utilizar ferramentas digitais para produzir conteúdo original e inovador, expressando ideias e explorando novas formas de comunicação.

Colaboração digital

Trabalhar em equipe em projetos on-line, compartilhando conhecimentos, ideias e soluções de forma eficaz.

Pensamento crítico digital

Analisar criticamente informações on-line, identificando confiabilidade, vieses e a qualidade das fontes consultadas.

(Disponível em: https://internationalschool. Acesso em: agosto de 2024.)

Texto III

(Disponível em: https://guiaecologico.wordpress.com/Acesso em: agosto de 2024.)

Com base nos textos motivadores, redija uma dissertação acerca do tema:

“A atuação da escola na formação de cidadãos em um mundo digitalizado.”


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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(Bianca Mingote. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em: julho de 2024.)

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