TEXTO I
Como a Inteligência Artificial está impactando a nossa vida
A Inteligência Artificial (IA) mudou definitivamente as nossas vidas para sempre. Essas mudanças afetaram de forma profunda tudo ao nosso redor, na maneira como interagimos com o mundo externo, nas nossas relações pessoais, no nosso trabalho, no acesso às informações etc. Digamos que a IA já é um componente essencial das nossas vidas. É impossível saber exatamente até que ponto o desenvolvimento tecnológico da IA irá influenciar o nosso modo de vida. Tudo isso, na verdade, faz parte do processo evolutivo que acompanha o ser humano há milênios.
É indiscutível que a IA mudou o modo de vida das pessoas. Mas é certo que seu desenvolvimento traz consigo novidades e avanços pela ciência, mas que merecem constantemente uma reflexão.
No atual estágio de evolução da IA, que segue seus primeiros passos, o nosso mundo conhecerá inúmeras possibilidades que podem ser fantásticas aos olhos do passado. Essa transformação radical na forma como vivem os seres humanos cria a necessidade de que desenvolvamos novas habilidades.
Como a Inteligência Artificial está impactando a nossa vida. 20.03.2023. Disponível em: https://blog.seculus.com.br/como-a-inteligencia-artificial-esta-impactando-a-nossa-vida/. Acesso em: 11 nov. 2023. (Adaptado).
TEXTO II
DCTA desenvolve protótipo de ambiente de simulação de cenários operacionais
Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Unidade pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), desenvolveu o primeiro protótipo de um sistema computacional capaz de simular diversos cenários operacionais de interesse da Força Aérea Brasileira (FAB).
O protótipo do Ambiente de Simulação Aeroespacial (ASA) foi demonstrado ao Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) no mês de agosto. O projeto tem por objetivo criar um ambiente capaz de simular os mais diversos cenários operacionais, proporcionando informações suficientes que auxiliem na tomada de decisão.
O ASA realiza simulações construtivas, isto é, simulações que utilizam agentes computacionais capazes de tomar decisões próprias utilizando Inteligência Artificial (IA). Simulações dessa natureza, quando empregadas no processo decisório para prever possíveis resultados de combates, podem auxiliar não somente na definição estratégica dos cursos de ação, como também na reavaliação de táticas e técnicas empregadas.
Na próxima fase do projeto, está previsto o desenvolvimento de novos modelos tais como aeronaves de ataque, aeronaves de controle e alarme em voo, radares de solo e sistemas de bateria antiaérea, de modo a viabilizar a simulação de cenários mais complexos.
A ideia é que se analise a possibilidade de desenvolver diversas extensões do ASA, desde aplicações a jogos de guerra até o treinamento dos pilotos. A proposta mais promissora, segundo o que os pesquisadores têm observado como tendência em outros países, é a de aplicar a Inteligência Artificial (IA) desenvolvida no projeto ao treinamento dos pilotos de combate em um centro de simulação. “A IA, ao combater contra seres humanos reais, pode aprender como eles tomam suas decisões e aprimorar seu comportamento, por outro lado, os pilotos também podem identificar melhor as fragilidades de suas táticas, já que é possível compreender a lógica de funcionamento da IA. Este processo promove o amadurecimento da IA com o objetivo de ser embarcada em aeronaves reais no futuro e, ao mesmo tempo, uma melhoria na qualidade do treinamento dos pilotos”, aponta o desenvolvedor do ASA.
DCTA desenvolve protótipo de ambiente de simulação de cenários operacionais, 30.09.2020. Disponível em: https://www.fab.mil.br/noticias/imprime/36311/. Acesso em: 11 nov. 2023. (Adaptado).
TEXTO III
Armas autônomas: como o uso de IA pode levar a guerra a outro patamar
O exército norte-americano está intensificando seu compromisso com o desenvolvimento e uso de armas autônomas, informação confirmada em uma atualização de uma diretriz do Departamento de Defesa. A atualização, lançada em 25 de janeiro, é a primeira em uma década a se concentrar em armas autônomas de inteligência artificial.
Este mês, um importante fabricante russo anunciou planos para desenvolver uma nova versão de combate de seu robô de reconhecimento Marker, um veículo terrestre não tripulado, para aumentar as forças na Ucrânia. Os defensores de sistemas de armas inteligentes argumentam que a tecnologia manterá os soldados fora de perigo, já que não precisarão estar no front. Também permitirão que decisões militares sejam tomadas em velocidade sobre-humana, promovendo uma capacidade defensiva radicalmente aprimorada.
Armas autônomas: como o uso de IA pode levar a guerra a outro patamar. 01.03.2023. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/co-design/armas-autonomas-como-o-uso-de-ia-pode-levar-a-guerra-a-outro-patamar/. Acesso em: 24 nov. 2023. (Adaptado).
PROPOSTA
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação e atuação profissional, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade formal da Língua Portuguesa, sobre o seguinte tema:
QUAIS OS IMPACTOS DO AVANÇO E DA UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SOCIEDADE?
Atenção:
- assuma um posicionamento sobre o tema sem se desviar do assunto;
- privilegie a clareza, a concisão e a coerência na exposição do pensamento;
- apresente argumentos convincentes que fundamentem seu ponto de vista.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TEXTO I
Como a Inteligência Artificial está impactando a nossa vida
A Inteligência Artificial (IA) mudou definitivamente as nossas vidas para sempre. Essas mudanças afetaram de forma profunda tudo ao nosso redor, na maneira como interagimos com o mundo externo, nas nossas relações pessoais, no nosso trabalho, no acesso às informações etc. Digamos que a IA já é um componente essencial das nossas vidas. É impossível saber exatamente até que ponto o desenvolvimento tecnológico da IA irá influenciar o nosso modo de vida. Tudo isso, na verdade, faz parte do processo evolutivo que acompanha o ser humano há milênios.
É indiscutível que a IA mudou o modo de vida das pessoas. Mas é certo que seu des…



