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Q443238 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Instituto ConsulplanVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Iúna - Prefeitura Municipal de Iúna
Cargo: Professor

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Texto I

Governo de SP bloqueia acesso a redes sociais e streamings em escolas estaduais

O Governo de São Paulo anunciou o bloqueio de aplicativos e plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, e streamings pela internet Wi-Fi e cabeada em ambientes escolares. A medida passa a valer a partir deste segunda-feira, 5 de fevereiro, e visa otimizar o uso da infraestrutura pedagógica.

Em nota ao g1, a Secretaria da Educação comunicou que o objetivo da suspensão do acesso aos apps é “otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”.

Ainda, afirmou que o uso das redes sociais e streamings sem fins educativos já é restrito desde 13 de fevereiro do ano passado em salas de aula. Agora, passa a contemplar também ambientes administrativos via cabo de rede (já era restrito via Wi-Fi).

A discussão do uso de aparelhos celulares em salas de aula não é de hoje. Enquanto alguns educadores defendem que os aparelhos podem ser importantes para a divulgação de informações e pesquisa, além de um mecanismo no processo de aprendizado, outros se preocupam que o uso pode atrapalhar o desempenho escolar. Ainda, defendem que o espaço escolar é destinado à socialização.

(Disponível em: https://olhardigital.com.br/2024/02/05/internet-e-redes-sociais/

governo-de-sp-bloqueia-acesso-a-redes-sociais-e-streamings-emescolas-
estaduais/.)

Texto II

Distração com celular atrapalha desempenho de alunos na sala de aula

O uso excessivo de celular na sala de aula atrapalha o desempenho de alunos do Brasil e de outros países, segundo o Pisa 2022, principal avaliação mundial da educação.

Oito em cada 10 alunos brasileiros de 15 anos disseram que se distraem com o uso de celulares nas aulas de matemática.

Outros países como Argentina, Canadá, Chile, Finlândia, Nova Zelândia e Uruguai registraram o mesmo indicador.

Na média dos países da OCDE, são seis estudantes a cada 10 que se distraem com os aparelhos digitais. No Japão, que lidera as primeiras posições no ranking geral, 18% dos estudantes disseram perder a concentração com celulares.

(Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/12/05.)

Texto III

Na perspectiva do desenvolvimento sustentável, a educação é tema central. Ações de disseminação do uso de tecnologia para fins pedagógicos nas redes públicas de ensino fazem parte do conjunto de iniciativas que buscam contribuir para a educação inclusiva e equitativa de qualidade e para a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas.

As evidências da literatura indicam que, em média, a tecnologia tem impacto positivo sobre as práticas educacionais, embora esse efeito varie conforme a tecnologia associada e outros fatores relacionados ao processo pedagógico, bem como em relação à forma de implementação e às realidades locais. Além disso, a infraestrutura tecnológica parece ser mais efetiva quando sua oferta é acompanhada de estratégias complementares, como o oferecimento de recursos educacionais digitais, o fomento de competências digitais e o planejamento para o uso complementar de outras práticas.

Disponível em: https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/blogdodesenvolvimento/detalhe/Estudo-analisa-os-

beneficios-da-tecnologia-para-a-educacaode-qualidade-e-os-desafios-para-sua-adocao-no-Brasil/.)

Considerando os textos como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se acerca do seguinte tema:

“Influência da tecnologia no ambiente escolar no século XXI.”


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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