Texto I
Brasil tem mais de 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar, diz ONU
Um relatório publicado pela ONU nesta quarta-feira (12) mostra que a insegurança alimentar e a fome aumentaram no mundo. No Brasil, 1,5 milhão de pessoas passaram a fazer parte dessa realidade, que afeta mais de 70 milhões de brasileiros.
O Brasil tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar.
Segundo o relatório, são 10 milhões de pessoas desnutridas no país.
No mundo todo, são 735 milhões de pessoas passando fome e 2,3 bilhões em situação de insegurança alimentar.
A insegurança alimentar moderada é quando as pessoas enfrentam incertezas sobre sua capacidade de obter alimentos e são forçadas a reduzir a qualidade e/ou a quantidade de alimentos que consomem devido à falta de dinheiro ou outros recursos.
(Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/07/12/brasil-tem-101-milhoes-
de-brasileiros-passando-fome-e-703-milhoes-eminseguranca-alimentar-aponta-onu.ghtml.)
Texto II
A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) detalha ainda mais a situação e separa os níveis de insegurança alimentar em quatro categorias – moderada, grave, crônica e aguda.
A insegurança alimentar moderada, por exemplo, acontece quando a pessoa tem sua capacidade de obter alimentos prejudicada devido a fatores como renda ou acesso a recursos. Os indivíduos que estão nesse estágio do problema de alimentação acabam obrigados, em determinadas épocas do ano, a reduzir a quantidade ou a qualidade dos alimentos que consomem.
No estado grave de insegurança alimentar se enquadram as pessoas que não têm acesso à comida, podendo passar fome durante o dia e, nos casos mais extremos, passar dias sem comer.
(Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2022/10/
o-que-e-inseguranca-alimentar-e-quais-sao-suas-causas.)
Texto III

(Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/ciencia-propoe-olhar-ampliado-para-sanar-a-fome-no-brasil/.)
Texto IV
Desperdício e perda de alimentos ainda são desafios para o Brasil

(Caminho do desperdício de alimentos no Brasil. Imagem: ONU.)
Considerando os textos como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se acerca do seguinte tema:
“Caminhos para combater os cenários de insegurança alimentar”
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A Inteligência Artificial (IA) apresenta três áreas principais de preocupação ética para a sociedade: privacidade e vigilância, preconceito e discriminação e desafios filosóficos. A IA pode levar ao desemprego à medida que as máquinas assumem trabalhos que antes eram feitos por humanos. A desigualdade também é uma preocupação, pois a IA pode ser usada para perpetuar as estruturas de poder existentes. A IA também pode levar ao viés algorítmico, em que os modelos incorporam e implantam vieses humanos e sociais em escala. A privacidade é um direito humano fundamental reconhecido na Declaração dos Direitos Humanos da ONU, mas os aplicativos de IA podem representar uma ameaça real a esse …
Texto I
Fim da violência nas escolas ainda é desafio para o Brasil
Entre 2022 e 2023, 49 pessoas morreram, no Brasil, em ataques em ambiente escolar. A superação do problema está presente nos debates do Senado e já deu origem a normas como a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares (Lei nº 14.819/2024). Segundo Sérgio Senna, consultor legislativo da Câmara dos Deputados na área Segurança Pública, é necessário criar uma rede nacional de enfrentamento ao preconceito e à violência na escola.
(Bianca Mingote. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em: julho de 2024.)
Texto II
Pesquisa revela que 6,7 milhões de estudantes sofreram algum tipo de violência no…
Texto I
Como identificar fake news: na dúvida, não compartilhe
Fake news são formas de desinformação estrategicamente disseminadas que ganharam impulso graças à internet
Com a revolução digital, houve um grande aumento da disseminação de noticias falsas (fake news). Para que esses conteúdos atinjam grande público, são usados algoritmos que aumentam seu alcance e repercussão. Além disso, as notícias falsas são compartilhadas com e por pessoas que já acreditam em determinadas ideias, o que torna ainda maior a chance de produzirem posicionamentos radicais entre as pessoas.
Por conta dessas características, a desinformação é estrategicamente usada como arma política na conquista de simpatizante…



