Ferramentas moleculares vem sendo amplamente utilizadas em paralelo ao estudo morfológico dos insetos, com o objetivo de solucionar questões filogenéticas e taxonômicas, além de fornecer suporte a estudos ecológicos ou de conservação. No caso dos insetos aquáticos, especialmente aqueles holometábolos, tais ferramentas têm-se mostrado muito úteis na associação de estágios imaturos — profundamente ignorados na taxonomia — a adultos, que são, de longe, os mais bem estudados. A partir da associação, é possível descrever os estágios imaturos apropriadamente e torná-los identificáveis em espécie, o que pode ser muito útil no desenvolvimento de estudos ecológicos e de biomonitoramento de ambientes aquáticos, nos quais aqueles são os indivíduos mais comumente amostrados. Portanto, a utilização de ferramentas moleculares pode contribuir diretamente para a diminuição do impedimento taxonômico que afeta outros campos de pesquisa em biodiversidade.
Redija um texto dissertativo a respeito dos materiais e métodos adequados que um(a) pesquisador(a) deve utilizar para realizar, com sucesso, a associação de estágios imaturos (não identificáveis em espécie com base em morfologia) e adulto (identificável em espécie com base em morfologia) de uma espécie-alvo de inseto aquático, utilizando-se de ferramentas moleculares. Em seu texto, aborde a seleção da área de estudo e a obtenção dos espécimes em campo, sua preserv
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Discorra sobre a história e a importância da manutenção de metadados das coleções ictiológicas.
O processo de surgimento de uma nova espécie, conhecido como especiação, é finalizado quando as duas espécies resultantes não reproduzem mais entre si. Quais são os processos de especiação que originam novas espécies? Defina cada um deles.
Os insetos foram os primeiros animais a voar. De fato, o surgimento das asas tem sido historicamente associado ao sucesso evolutivo dos insetos alados, que prevaleceram em riqueza de espécies e abundância sobre todas as demais linhagens de artrópodes. Ainda assim, muito se especula sobre as estruturas e pressões ambientais que teriam dado origem às asas dos insetos e quais seriam as funções das protoasas nas linhagens basais de Pterygota.
Tendo como referência as informações apresentadas, redija um texto dissertativo em que sejam explorados os principais aspectos do surgimento e da evolução morfológica alar, com base nas hipóteses mais aceitas atualmente para a origem das asas nos insetos.



