Texto 1
Saiba como separar o lixo para reciclagem
[…]
A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. O lixo reciclável engloba todos os materiais que podem ser reciclados para voltar ao consumidor de alguma forma, como papéis (papelão, jornal), plásticos, metais e vidros. Cartelas de comprimidos e bandejas de isopor também devem ser descartadas com o reciclável, pois podem se transformar em matéria-prima para blocos da construção civil.
Adaptado de: https://www.tempo.com/noticias/actualidade/dia-mundial-da-reciclagem-2024-desmascaramos-mitos-e-trazemos-a-agenda-com-atividades-para-voce-participar.html. Acesso em: 08 ago. 2024.
Texto 2

Adaptado de: https://www.multirio.rj.gov.br/images/img_2019_05/grafico-Semana-de-meio-ambiente.jpg. Acesso em: 10 ago. 2024.
Texto 3
1 em cada 3 brasileiros que diz ter coleta seletiva não separa o lixo
É quase uma unanimidade: a reciclagem é considerada algo importante para o futuro do país e do mundo por 99% dos brasileiros, segundo pesquisa do Datafolha que investigou a percepção da população e suas práticas cotidianas de separação de resíduos.
Se a escassez de coleta seletiva é um gargalo, já que apenas 32% dos municípios brasileiros têm alguma coleta deste tipo, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), a presença desse serviço também não é garantia de separação de resíduos. A pesquisa aponta que 54% dos brasileiros afirmam ter coleta seletiva onde moram. Mesmo assim, 1 em cada 3 (33%) dos que têm acesso a esse serviço não separa seus resíduos recicláveis em casa. De abrangência nacional, a pesquisa entrevistou 2.010 pessoas em 112 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 13 e 21 de maio. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. “Os dados mostram a necessidade de expansão da coleta seletiva e, ao mesmo tempo, o desperdício desse serviço, que é pago com recursos públicos das prefeituras e nem sempre é aproveitado pela população”, avalia Flávio Ribeiro, consultor em economia circular e conselheiro do Pacto Global da ONU para a área.
Por outro lado, com ou sem coleta, 71% da população brasileira diz separar resíduos recicláveis —51% dizem o fazer sempre, 17%, só de vez em quando e 4%, raramente. Esse engajamento destoa dos dados oficiais sobre reciclagem no país. O Brasil só recicla 4% de seus resíduos sólidos com esse potencial.
Adaptado de: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2024/06/1-em-cada-3-brasileiros-que-diz-ter-coleta-seletiva-nao-separa-o-lixo-aponta-
datafolha.shtml. Acesso em: 08 ago. 2024.
A partir da leitura dos Textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Obstáculos para incorporar a separação de lixo reciclável na rotina dos brasileiros”. Organize e relacione, de forma coerente e coesa, valores, opiniões, crenças, hipóteses e ideias para a defesa do seu ponto de vista.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Metade dos trabalhadores aponta o dinheiro como maior causa de preocupação, diz pesquisa
Uma pesquisa da fintech Onze, em parceria com a Icatu, cedida com exclusividade ao G1, mostra que 49% dos entrevistados apontam o dinheiro como a principal fonte de preocupação. O número é maior que temas como saúde (19%), família (15%), trabalho (7%), violência (7%) e política (3%).
O estudo ouviu 8.701 pessoas, que são trabalhadores de carteira assinada (CLT), autônomos (MEI), desempregados, aposentados e funcionários públicos. Os dados revelaram um cenário crítico de falta de planejamento financeiro e sobrecarga emocional.
Dos entrevistados que assinalaram a preocupação com as finanças em prim…
I
O transporte público no Brasil estrutura-se, principalmente, pela utilização de ônibus, além de metrôs e trens, em algumas cidades ou regiões. De acordo com a Constituição Federal, o serviço deve ser administrado e mantido pelos municípios, mas os investimentos devem ser realizados também pelos estados e pelo Governo Federal. É importante ressaltar que, quando se refere ao transporte público, não estamos falando somente dos meios de transporte utilizados, mas de questões referentes à mobilidade urbana e à infraestrutura existente para esse transporte, como estações, terminais etc.
II
A partir do momento em que um município (ou mesmo um estado ou um país) adota uma política ostensiva de mel…
As tecnologias de inteligência artificial (IA) são desenvolvidas e aplicadas em diferentes campos científicos, como biologia, física, matemática e ciências sociais, tendo o potencial de elevar a qualidade da pesquisa científica. Contudo, embora se reconheçam aspectos positivos no uso de IA na pesquisa científica, são também identificadas preocupações, que incluem principalmente a opacidade das ferramentas de IA, consideradas por muitos “caixas-pretas”, que não permitem entender as razões subjacentes aos resultados gerados por IA.
Virgílio Almeida e Elen Nas. Desafios da IA responsável na pesquisa científica.
In: Revista USP, São Paulo, n.º 141, 2024 (com adaptações).
A introdução da IA no me…



