Texto I
“Os saberes e expressões tradicionais e populares são fundamentais para a cultura brasileira, representando uma herança ancestral viva, apesar de historicamente negligenciada. As comunidades detentoras desses saberes, como povos indígenas, quilombolas, o povo negro e ciganos têm sido as mais afetadas por violências como o racismo ambiental e a exploração. Diante disso, este seminário assume o compromisso com a preservação e salvaguarda dos mestres e mestras da cultura, propondo um espaço de diálogo guiado pela justiça social e reparação histórica, onde o protagonismo dessas comunidades exige uma escuta atenta e comprometida”, afirmou a titular da Cultura.
https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202509/201cos-saberes-e-expressoes-tradicionais-e-populares-sao-fundamentais-para-a-cultura-brasileira-afirma-ministra
Texto II
Identidade cultural é um conjunto de traços culturais característicos de um determinado grupo. Esses traços são responsáveis por definir esse grupo, diferenciando-o dos demais grupos e gerando em seus membros um sentimento de pertencimento.
A identidade cultural tem a ver com quem somos enquanto grupo. E essa identidade se manifesta a partir de determinados traços culturais, tais como a língua, a religião, os ritos, as festas, as manifestações artísticas etc.
Mesmo quando um indivíduo se separa de seu grupo, ele carrega consigo essa identidade, isto é, esse conjunto de elementos culturais que o vinculam ao grupo do qual faz parte. Um indiano que vai viver na Europa, por exemplo, tende a manter sua identidade cultural, ainda que esteja fisicamente distante de seu agrupamento de origem.
(Disponível em: https://www.significados.com.br/identidade-cultural – texto adaptado especialmente para esta prova).
Com base no trecho anterior e no texto base desta prova, elabore um texto argumentativo-dissertativo. Em seu texto, aborde as seguintes reflexões: a cultura pode, ao mesmo tempo, representar quem somos como indivíduos e como grupo social? Como a cultura se manifesta na identidade individual? E na identidade coletiva? A cultura é um fator de pertencimento e coesão social?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Lei Estadual n.º 15.755/2016
Institui o Código Penitenciário do Estado de Pernambuco.
Art. 3.º A execução das medidas privativas da liberdade visa à reparação social pelo crime cometido e deve orientar-se à reintegração da pessoa privada de liberdade à sociedade, preparando-a para conduzir a sua vida de modo socialmente responsável.
§ 1.º A execução das medidas privativas de liberdade também se destina à defesa da sociedade, na prevenção de crimes.
§ 2.º A pessoa privada de liberdade mantém a titularidade dos seus direitos fundamentais, salvo as limitações inerentes ao sentido da condenação e as exigências próprias da respectiva execução.
Texto 2
Foi publicado no Diário Oficial da …
Leia com atenção os textos motivadores a seguir.
Fidelidade, devoção afetiva e respeito à hierarquia são alguns dos principais motivos por trás de uma dominação estável.
Obedecemos, seguimos e damos ordens muitas vezes até sem perceber. Há leis, regras de trânsito, conselhos morais e espirituais, determinações do chefe e tantas outras situações em que prevalece mando e obediência. Numa dessas relações é fácil imaginar motivos para alguém desejar comandar – como sede de status, vantagens materiais ou satisfação da vaidade. Pode ser mais interessante, contudo, pensar no que leva alguém a obedecer sem fazer questionamentos – ou pelo menos estranhar essa conjuntura. O sociólogo alemão Max Weber …
A moradia digna é um direito constitucional fundamental, mas ainda é sinônimo de insegurança para muitas pessoas e representa um desafio persistente para gestores públicos, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, marcada por profundas desigualdades urbanas. Além de ser pauta central da Agenda Rio 2030, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o direito à moradia envolve discussões sobre justiça social, equidade e atuação estatal.
A respeito desse tema, leia os textos motivadores a seguir.
I. Direito à moradia na cidade do Rio de Janeiro
O tema da não universalização do acesso à moradia digna é particularmente sensível para o caso da cidade do Rio de Janeiro, cuj…



