Leia o texto a seguir, adaptado especialmente para esta prova:
A Inteligência Artificial (IA) tem emergido como uma força transformadora em diversas indústrias, revolucionando a forma como as tarefas são realizadas, as decisões são tomadas e as informações são analisadas. No campo jurídico, que historicamente depende da expertise humana e de extensa pesquisa manual, estamos testemunhando a influência disruptiva dessa tecnologia, O potencial da IA para aprimorar a pesquisa jurídica e a análise de casos tem aberto novas possibilidades e levantado importantes questionamentos sobre o futuro da profissão.
A pesquisa jurídica e a análise de casos são componentes essenciais do processo jurídico. Eles exigem uma analise minuciosa de precedentes, estatutos, regulamentos e jurisprudência para embasar argumentos e tomar decisões informadas. Tradicionalmente, os profissionais do Direito investem considerável tempo e esforço na busca de informações relevantes em meio a um vasto volume de dados, com o intuito de identificar fontes pertinentes e extrair insights significativos, A chegada da IA – especialmente com a IA generativa, como o ChatGPT – trouxe uma gama de ferramentas e algoritmos poderosos capazes de sistematizar e simplificar varios aspectos da pesquisa jurídica e da analise de casos.
Sistemas impulsionados por IA têm a capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados de forma mais eficiente do que os seres humanos, proporcionando acesso mais rápido a informações relevantes e permitindo que os profissionais do Direito se dediquem a tarefas mais complexas, que exigem julgamento humano. No entanto, juntamente com esses benefícios e oportunidades, surgem desafios e considerações que precisam ser abordados.
A interpretação de conceitos jurídicos complexos e o entendimento contextual ainda representam desafios para os sistemas de IA, especialmente questões sobre sua confiabilidade na realização de análises jurídicas substanciais. Uma preocupação significativa é o potencial viés embutido nos algoritmos de IA, que podem perpetuar disparidades existentes ou introduzir novas no processo de tomada de decisão jurídica. O viés nos algoritmos de IA, portanto, pode gerar resultados discriminatórios ou reforçar preconceitos existentes dentro do sistema jurídico.
Além disso, considerações éticas, como privacidade de dados, transparência algorítmica e o equilíbrio adequado entre o julgamento humano e a automação de IA são aspectos cruciais que devem ser cuidadosamente avaliados na adoção da IA no campo jurídico. Em relação à privacidade e proteção de dados, surgem preocupações quanto à coleta e ao processamento de informações jurídicas sensíveis. Salvaguardar a confidencialidade e a segurança dos dados jurídicos torna-se crucial e as organizações devem tratar essa questão com o devido cuidado.
(Fonte: https://mittechreview.com,br/o-futuro-da-profissao-juridica-
a-transformacao-impulsionada-pela-inteligencia-artificial/).
A partir da leitura do texto anterior e de seus conhecimentos sobre o tema, elabore um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema a seguir:
Carreiras jurídicas e Inteligencia Artificial (IA): competição ou parceria?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia o texto a seguir:
“A Guarda Municipal é uma instituição presente em muitas cidades brasileiras e sua principal missão é a proteção do patrimônio público e a promoção da segurança dos cidadãos de forma preventiva, desempenhando um papel crucial no apoio às forças policiais. Uma das suas principais responsabilidades é a promoção da segurança dos espaços públicos, como ruas, praças, parques, escolas e prédios municipais, o que contribui para a prevenção de crimes, tornando esses locais mais seguros para a população frequentar”
(Fonte: hortonews.com.br/noticia/3639/a-importancia-da-guarda-municipal-na-seguranca-publica).
A partir da leitura do texto anterior, escreva um texto di…
Quando um país investe em educação, a tendência é que isso influencie no crescimento econômico, bem como no desenvolvimento cultural e social. No entanto, quando há barreiras no acesso à educação, isso pode resultar no aumento: do desemprego; da criminalidade; da discriminação.
Sem um ensino de qualidade, há dificuldades de inserção no mercado de trabalho, além de chances menores de conquistar vagas em vestibulares ou concursos públicos. A desigualdade social no Brasil fica evidente quando a educação não é prioritária, pois o conhecimento faz com que a população tenha consciência dos seus direitos.
https://www.oxfam.org.br/blog/acesso-a-educacao-no-brasil-os-desafios-da-luta-pela-igualdade/

Código de ética pode ser entendido como uma semelhança dos métodos de comportamento esperados no decorrer da profissão. Ele visa ao bem-estar da sociedade, de forma a garantir a sinceridade dos membros internos e externos da instituição. Os princípios éticos existem naturalmente, por consenso da comunidade, podendo se apresentar também de forma escrita. Os códigos de ética muitas vezes não conseguem resolver todos os problemas que aparecem no decorrer do exercício da profissão; por isso, devem ser complementados com a opinião de órgãos competentes ou por associações profissionais.
Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2018, com adaptações.
Considerando que os textos apresentados têm caráter m…



