sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Linhas
Q442082 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: FundatecVer cursos
Ano: 2024
Órgao: CM Cachoeirinha - Câmara Municipal de Cachoeirinha
Cargo: Jornalista

A-+=
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Leia o texto a seguir:

Atualmente, e como nunca na história da humanidade, a informação circula em todos os tipos de formatos e em velocidades inimagináveis através das mídias digitais a cada segundo. Os últimos 25 anos trouxeram uma transformação radical na forma como nos comunicamos e acessamos a informação. As noções de estado e tempo parecem diluir-se no meio digital. Passamos de consumidores de conteúdos, nos primórdios da internet, a criadores e geradores de informação em tempo real e a compartilhá-la com, potencialmente, o mundo todo.

A mídia tradicional teve de transformar-se para permanecer presente, relevante e atual. A televisão perdeu terreno para o streaming como meio de comunicação preponderante, e, hoje, as informações chegam até nós simultaneamente em diversos formatos e plataformas. (…)

Na lógica de responsabilidade e corresponsabilidade apontada, mas, principalmente, diante do reconhecimento de que o trabalho jornalístico sempre foi um meio para encontrar a verdade e expô-la à sociedade, é necessário que o exercício dessa relevante profissão utilize o direito de acesso à informação, à prestação de contas e, em geral, todas as ferramentas de transparência, para cumprir a finalidade de informar à sociedade em um sentido amplo e que, obviamente, inclui uma dimensão e uma função social correlatadas para esse fim. Da mesma forma, é necessário que o jornalismo recorra à verificação de dados e fontes para cultivar e construir uma opinião pública mais bem informada e, consequente, uma sociedade empoderada.

(Disponível em: https://revista.cgu.gov.br/Cadernos_CGU/article/view/469 – texto adaptado especialmente para esta prova)

Considerando o texto motivador, redija um texto de caráter dissertativo-argumentativo sobre o tema a seguir:

O papel do jornalismo na sociedade do século XXI: limites e potencialidades.

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Carregando…

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaFundatec

Texto 1

Lei Estadual n.º 15.755/2016

Institui o Código Penitenciário do Estado de Pernambuco.

Art. 3.º A execução das medidas privativas da liberdade visa à reparação social pelo crime cometido e deve orientar-se à reintegração da pessoa privada de liberdade à sociedade, preparando-a para conduzir a sua vida de modo socialmente responsável.

§ 1.º A execução das medidas privativas de liberdade também se destina à defesa da sociedade, na prevenção de crimes.

§ 2.º A pessoa privada de liberdade mantém a titularidade dos seus direitos fundamentais, salvo as limitações inerentes ao sentido da condenação e as exigências próprias da respectiva execução.

 

Texto 2

Foi publicado no Diário Oficial da …

O bem comum é o conjunto de condições sociais que permitem a todos os indivíduos e grupos alcançarem sua plena realização, abrangendo bens essenciais (saúde, educação, segurança, moradia), a dignidade humana, o desenvolvimento integral e a justiça social, indo além do bem individual ou da maioria e exigindo responsabilidade coletiva e a preservação dos recursos para as futuras gerações.

(Disponível em: www.gazetadopovo.com.br/opiniao/nossas-conviccoes/a-finalidade-da-sociedade-e-o-bem-comum-eosu414g8n4ady1fxrdayfm6s/ – texto adaptado especialmente para esta prova)

A partir dessa afirmação, elabore um texto dissertativo-argumentativo apresentando suas ideias sobre a seguinte questão:

Qual é o…

Conforme o texto-base da prova de Língua Portuguesa afirma, segundo o IBGE, 84% dos jovens brasileiros são inativos fisicamente. Tendo esse dado em mente, analise os textos motivadores a seguir:

Adolescentes que passam mais de três horas por dia envolvidos em comportamentos sedentários – entre eles jogar videogame, ler por lazer ou ficar muito tempo distraído com telas – apresentam mais risco de enfrentar sofrimento psicológico no futuro, aponta estudo publicado no Journal of Adolescent Health. Por outro lado, o tempo moderado de exposição a telas (entre 60 e 119 minutos por dia) investido em atividades educacionais, como fazer o dever de casa ou assistir às aulas, foi considerado um fator “…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários