Leia o texto a seguir:
“O conceito de neurodiversidade, criado pela socióloga australiana Judy Singer, é usado para definir a variação neurocognitiva natural presente na sociedade. Já o termo neurodivergente é usado para definir uma pessoa cujo funcionamento mental diverge dos padrões ou expectativas. É uma diferença entre os cérebros humanos. Não é necessariamente uma deficiência, é apenas uma característica […]. É um tema que, no Brasil, está atrasado. A gente já deveria estar falando sobre a neurodiversidade há algum tempo”, afirma Christine da Silva Schröeder, professora assistente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora de neurodiversidade em organizações e profissional neurodivergente.
(Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/neurodiversidade-ganha-espa%C3%A7o-mas-inclus%C3%A3o-segue
limitada?trk=pulse-article_more-articles_related-content-card)
A partir da leitura do texto anterior, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema a seguir:
Como alfabetizar crianças neurodivergentes a partir de aspectos voltados à inclusão social.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Todos os reclusos devem ser tratados com o respeito inerente ao valor e dignidade do ser humano. Nenhum recluso deverá ser submetido a tortura ou outras penas ou a tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes e deverá ser protegido de tais atos, não sendo estes justificáveis em qualquer circunstância. A segurança dos reclusos, do pessoal do sistema prisional, dos prestadores de serviço e dos visitantes deve ser sempre assegurada.
Regras de Nelson Mandelra. https://www.unodc.org/documents/justice-and-prison-reform/Nelson_Mandela_Rules-P-ebook.pdf (Adaptado)
Texto II
Regras das Nações Unidas para o tratamento de mulheres presas e medidas não privativas de liberdade para mulheres…
TEXTO I
Por mais que as leis garantam a igualdade entre os povos, o racismo é um processo histórico que modela a sociedade até hoje. Uma prova disso é o contraste explícito entre o perfil da população brasileira e sua representatividade no Congresso. Enquanto a maior parte dos habitantes é negra (54%), quase todos (96%) os parlamentares são brancos. Outro dado relevante da violência contra a população negra é que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil.
Essa estrutura social que possibilitou a manutenção do racismo ao longo da história, inclusive do Brasil, pode ser contada a partir das próprias leis do país – algumas delas são da época em que os negros eram escravizad…
Quando um país investe em educação, a tendência é que isso influencie no crescimento econômico, bem como no desenvolvimento cultural e social. No entanto, quando há barreiras no acesso à educação, isso pode resultar no aumento: do desemprego; da criminalidade; da discriminação.
Sem um ensino de qualidade, há dificuldades de inserção no mercado de trabalho, além de chances menores de conquistar vagas em vestibulares ou concursos públicos. A desigualdade social no Brasil fica evidente quando a educação não é prioritária, pois o conhecimento faz com que a população tenha consciência dos seus direitos.
https://www.oxfam.org.br/blog/acesso-a-educacao-no-brasil-os-desafios-da-luta-pela-igualdade/



