A comunicação é um dos esteios da realidade humana e representa o eixo central na manutenção da vida em sociedade. O estudo da comunicação implica não só a abordagem teórico‑prática, mas o estudo da cultura na qual se integra, as formas e os métodos de aquisição e, também, o meio ambiente em que se instaura.
Entende‑se, também, o design como linguagem que funciona, no processo de comunicação, como enunciador, cuja enunciação se compõe de relações ontológicas, históricas, atributos simbólicos, materiais, técnicos, etc., e revela um caráter dinâmico como participante da construção e da reconstrução permanente das visões do mundo.
O design é um signo de comunicação que reflete a evolução humana, funcionando como um elemento de leitura inserido em um processo interdisciplinar de aquisição de conhecimento. Essa dinâmica estabelece uma relação de troca entre criador e público. Os estudos da mídia visual atuam como agentes transformadores do meio social, ao mesmo tempo em que refletem a organização dessa mídia e de seus sistemas simbólicos.
PRESAS, Patricia P., PRESAS, Joaquin F. Publicidade e design: uma integração possível. Um estudo sobre a
interdisciplinaridade entre os cursos de Comunicação Social e Design. Unirevista, vol. 1, nº 3, 2006 (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
O design na comunicação social: uma análise crítica
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) relação entre os elementos visuais e a mensagem transmitida;
b) papel do design na criação de identidades visuais e na construção de marcas; e
c) importância da acessibilidade e da inclusão no design para uma comunicação mais efetiva.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A comunicação é um dos esteios da realidade humana e representa o eixo central na manutenção da vida em sociedade. O estudo da comunicação implica não só a abordagem teórico‑prática, mas o estudo da cultura na qual se integra, as formas e os métodos de aquisição e, também, o meio ambiente em que se instaura.
Entende‑se, também, o design como linguagem que funciona, no processo de comunicação, como enunciador, cuja enunciação se compõe de relações ontológicas, históricas, atributos simbólicos, materiais, técnicos, etc., e revela um caráter dinâmico como participante da construção e da reconstrução permanente das visões do mundo.
O design é um signo de comunicação que reflete a evolução humana…
À medida que as transformações sociotécnicas se intensificaram no digital, diversos termos foram incorporados, por pesquisadores, consultores e gestores, para caracterizar a comunicação nas organizações como item conector da operação como um todo: comunicação integrada; comunicação integrada digital; social business; ecossistema comunicativo; comunicação 2.0; comunicação 3.0; comunicação e inovação; e comunicação e transformação digital, entre outros. Todos esses termos objetivavam – objetivam ainda, pois permanecem em voga – expressar, da melhor forma, o estágio evolutivo da comunicação, sem, claro, desconsiderar os preceitos básicos da área.
Elizabeth Saad. Comunicação organizacional e tra…
Nunca é demais lembrar que um filme não é feito por esse ou aquele técnico, mas, sim, pelo conjunto de pessoas envolvidas em sua realização, considerando‑se, inclusive, prestadores de serviço ocasionais. Uma equipe técnica (isto é, todos aqueles ligados diretamente à filmagem) deve ser como um relógio, em que as peças funcionam como uma só, sendo cada uma necessária individualmente. Nesse caso, as peças têm caráter e personalidades próprios. O número de componentes de uma equipe de filmagem varia de acordo com suas necessidades, com o orçamento do filme, etc.
Escolher profissionais competentes, que se ajustem bem ao restante da equipe, é uma das tarefas mais difíceis, principalmente se consi…



