Nunca é demais lembrar que um filme não é feito por esse ou aquele técnico, mas, sim, pelo conjunto de pessoas envolvidas em sua realização, considerando‑se, inclusive, prestadores de serviço ocasionais. Uma equipe técnica (isto é, todos aqueles ligados diretamente à filmagem) deve ser como um relógio, em que as peças funcionam como uma só, sendo cada uma necessária individualmente. Nesse caso, as peças têm caráter e personalidades próprios. O número de componentes de uma equipe de filmagem varia de acordo com suas necessidades, com o orçamento do filme, etc.
Escolher profissionais competentes, que se ajustem bem ao restante da equipe, é uma das tarefas mais difíceis, principalmente se considerarmos que, muitas vezes, filmamos em locações fora da nossa cidade por dois ou três meses. É comum tomar café, trabalhar, almoçar no set, desfrutar as horas de lazer e dias de folga juntos.
Os técnicos do grupo de produção são os responsáveis pela administração, logística, tática e dos custos de uma filmagem. Apesar de parecer uma tarefa puramente administrativa, exige‑se da equipe de produção um elevado senso artístico, contribuindo com sugestões e soluções de problemas em que esse sentido é estritamente necessário.
RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Lamparina editora. 2007, pp. 75 e 76 (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo sobre a função do produtor de set em uma produção de entrevistas para documentário, descrevendo quais os procedimentos de pré-produção, produção e pós produção devem ser realizados.
A função do produtor em set
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) quais os documentos devem ser providenciados pelo produtor para facilitar o processo de gravação e quais os cuidados com entrevistados e equipamentos o produtor deve tomar;
b) sem o diretor presente, quais são os aspectos técnicos que o produtor deve observar nessa gravação com relação ao roteiro, à qualidade da imagem e ao aproveitamento da entrevista; e
c) ações que devem acontecer após a entrevista e antes da edição.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Ao longo do período republicano, vários aspectos encaminham o fim da fase artesanal do jornalismo no Brasil. Em função dos custos elevados, a atividade da imprensa torna-se um empreendimento empresarial em sentido pleno, exigindo uma organização capitalista. Ao mesmo tempo, o caráter opinativo da imprensa tende a perder força e o teor informativo acentua-se. As atuações de Euclides da Cunha e de João do Rio são paradigmáticas da mudança.
R. Romancini e C. Lago. História do jornalismo no Brasil. Florianópolis: Insular, 2007, p. 67.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Desenvolvimento da imprensa profission…
“Nos dias de hoje, com a crise dos meios impressos, o processo de convergência tecnológica e midiática se tornou uma saída para a circulação. O avanço do fluxo fez com que as tradicionais e as novas mídias se tornassem híbridas, ou seja, além de as notícias estarem presentes nos meios convencionais, elas também estão inseridas no ambiente digital.”
COLOMBO, M. E.; VARELA, U. do N.; SABINO BIAZOTTI, V. J. Jornalismo e internet: evolução e
perspectivas dos processos de circulação de notícias. Lumina, v. 17, n. 2, p. 108‑124, 2023.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
A notícia na era digital
Ao elaborar seu…
A gestão da diversidade é um conceito fundamental que busca promover um ambiente inclusivo e respeitoso, valorizando diferenças entre indivíduos. Ela vai além de apenas aceitar essa diversidade; envolve a implementação de ações que assegurem a diversidade e inclusão no setor público. Essa prática é essencial para garantir que todas as vozes sejam ouvidas, e isso reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados.
Na prática, isso significa criar políticas que abordem a diversidade étnico‑racial, de gênero, geracional e outras formas de diversidade, garantindo que cada grupo tenha igualdade de oportunidades. A gestão da diversidade visa não só atender às demandas legais, como a legislaçã…



