Lucas, estagiário voluntário exerce, sem remuneração, função pública junto à Secretaria de Educação do Estado Alfa. Em determinada ocasião, em razão das funções desempenhadas no âmbito do Poder Público, Lucas, agindo com dolo, concorreu para que João, seu amigo de infância, se enriquecesse ilicitamente, ensejando lesividade relevante ao bem jurídico tutelado, além de perda patrimonial efetiva em detrimento do referido ente federativo. Ao tomar ciência sobre os fatos, o Ministério Público deflagrou inquérito civil para apurar a conduta perpetrada, requerendo, em caráter antecedente, a decretação da indisponibilidade dos bens de Lucas, sem ingressar, a princípio, com a respectiva ação de improbidade administrativa em juízo.
Com base no cenário hipotético narrado, responda de forma fundamentada, entre 20 e 30 linhas, dispensando-se a referência expressa a dispositivos legais.
a) Lucas, na qualidade de estagiário voluntário, sem remuneração, pode responder pela prática de ato doloso de improbidade administrativa?
b) Qual espécie de ato de improbidade administrativa resta caracterizada a partir da conduta de um servidor público estável que, em tese, concorre, dolosamente, para que terceiro se enriqueça ilicitamente?
c) É juridicamente cabível a formulação de pedido de decretação de indisponibilidade de bens em caráter antecedente, sem o oferecimento prévio da ação de improbidade administrativa?
d) Qual seria o recurso cabível caso o juízo indefira o pedido de decretação de indisponibilidade formulado pelo Ministério Público?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considerando a Lei nº 13.019/2014, que é o marco regulatório das parcerias entre a Administração Pública e as organizações da sociedade civil, discorra sobre:
- As entidades que são consideradas organizações da sociedade civil, para os fins da referida lei, e a necessidade de observância da Lei de Licitações e Contratos nas parcerias.
- Os três instrumentos que podem ser celebrados entre o poder público e as organizações da sociedade civil e as hipóteses previstas pela lei em questão para cada um deles.
Em matéria de responsabilidade civil do Estado, responda as perguntas a seguir de forma objetivamente fundamentada.
a) A responsabilização civil do Estado pode advir da prática de atos estatais lícitos e legítimos?
b) Discorra sobre a responsabilidade civil das concessionárias de rodovias por acidentes causados pelo ingresso de animais domésticos na pista de rolamento, com base no atual entendimento do Superior Tribunal de Justiça, abordando os seguintes aspectos:
(b.1) Aplicam-se as regras do Código de Defesa do Consumidor?
(b.2) É aplicável a teoria da culpa administrativa?
(b.3) Para reparação dos danos da vítima, há necessidade de identificação do proprietário do animal cujo ingresso na …
A previsão de uma cláusula de matriz de riscos em contratos administrativos ordinários é uma das mais significativas inovações da Nova Lei de Licitações (Lei federal nº 14.133/2021).
Considerando a temática da a Gestão de Risco em obras públicas sob a ótica da Lei nº 14.133/2021, redija um texto dissertativo, em que discorra, de forma fundamentada, sobre os seguintes tópicos:
- Conceito de matriz de riscos e as informações que ela deve conter;
- A aplicação da matriz de risco em Obras e Regimes de Contratação mais complexos (contratação integrada e semi-integrada).



