A Constituição Federal de 1988 consolidou o Estado Democrático de Direito como fundamento da República, tendo a soberania nacional e a cidadania como princípios estruturantes (art. 1º, I e II). Em 2021, a Lei nº 14.197 revogou a antiga Lei de Segurança Nacional e inseriu no Código Penal o Título XII – Dos Crimes contra o Estado Democrático de Direito, abrangendo condutas como a tentativa de abolição violenta do Estado de Direito, o golpe de Estado, a interrupção do processo eleitoral e a violência política.
Com base nesse contexto normativo, elabore um texto dissertativo sobre os crimes contra o Estado Democrático de Direito. Em seu texto, explique, de forma fundamentada:
a) Como tais crimes se relacionam com a proteção da soberania nacional e da cidadania no regime constitucional de 1988.
b) Quais avanços a Lei nº 14.197/21 trouxe em comparação à antiga Lei de Segurança Nacional, especialmente na tutela das instituições democráticas e da participação política.
c) Qual a importância da responsabilização penal desses crimes diante dos desafios contemporâneos, como ataques às instituições, desinformação e práticas discriminatórias que buscam restringir a participação cidadã.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
banca e materia.


