Em 2014, uma empresa brasileira de aviação, enfrentava forte pressão competitiva no mercado internacional, sobretudo diante do lançamento de novos modelos regionais por fabricantes como Bombardier e Mitsubishi.
Para manter sua posição de destaque, a corporação desenvolveu um processo estruturado de planejamento estratégico, que incluiu a revisão de seu portfólio de aeronaves, investimentos em inovação tecnológica e a abertura de novos mercados.
O planejamento definiu metas de longo prazo, como a ampliação da presença na Ásia e a aposta em modelos mais econômicos em consumo de combustível, além de detalhar estratégias de curto e médio prazo, como parcerias estratégicas e fortalecimento da área de pós-venda. A adoção desse planejamento permitiu à empresa alinhar recursos, antecipar riscos e manter vantagem competitiva em um setor altamente dinâmico e tecnológico.
Considerando a importância do planejamento e da gestão estratégica em organizações inseridas em ambientes competitivos, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:
- Explique a relevância do planejamento estratégico para a sustentabilidade organizacional e para a manutenção da vantagem competitiva, relacionando-o ao caso apresentado.
- Diferencie os níveis de planejamento estratégico, tático e operacional, indicando como cada um pode ser aplicado no processo de gestão da empresa descrita.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para o cumprimento das técnicas do orçamento programa, necessário se faz o desenvolvimento das avaliações quantitativa e qualitativamente das aplicações de recursos nos diversos programas e atividades para execução das políticas públicas definidas no orçamento.
As avaliações envolvem os conceitos contemporâneos de planejamento governamental, destacando‐se a eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e transparência das ações executadas em atendimento às demandas sociais apresentadas e devidamente discutidas e aprovadas na LOA.
Um cidadão, em pleno gozo de seus direitos constitucionais, faz uma denúncia à Controladoria Geral do Estado de São Paulo, afirmando que determinado ente público…
A Controladoria-Geral do Estado Alfa, durante auditoria em autarquia estadual, identificou deficiências relevantes no sistema de controles internos, tais como ausência de segregação de funções, inexistência de mapeamento e avaliação de riscos, inexistência de políticas formais para elaboração e revisão de conciliações contábeis, fragilidades na limitação de acesso físico a ativos e ausência de comunicação formal de deficiências para a alta administração. O relatório destacou que a entidade não possui procedimentos documentados para prevenir ou detectar erros, nem mecanismos estruturados de monitoramento contínuo do controle interno.
Considerando as normas de auditoria, as normas aplicáveis a…
Segundo documento de avaliação de políticas públicas do Governo Federal:
“Indicadores são dados que possibilitam desde acompanhar o andamento até medir o cumprimento dos objetivos de uma política. Eles se referem à quantidade, à qualidade, ao cronograma e aos custos observados comparativamente. Uma vez fixados durante a elaboração ex ante, por meio de um modelo lógico, os indicadores definem quais dados devem ser coletados para que se possa realizar o acompanhamento da implementação e a avaliação sobre a obtenção ou não dos resultados esperados.
É importante que se estabeleçam indicadores suficientes para a verificação de todos os níveis de objetivos do programa, podendo ser necessário mais …



