Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto 1
O acrônimo MATOPIBA corresponde à região constituída pelos municípios fronteiriços dos estados do Maranhão (MA), Tocantins (TO), Piauí (PI) e Bahia (BA). Ao longo das últimas décadas, sua dinâmica de ocupação do solo passou por vultosas e rápidas transformações, em virtude da expansão das atividades agropecuárias, com uma nova forma econômica de exploração desse território, a partir do cultivo de grãos, especialmente de soja. A área constitui uma fronteira agrícola de ocupação recente no Brasil, em razão do crescimento do agronegócio e da ampliação de um modelo produtivo baseado em alta mecanização. Essa região faz parte do bioma Cerrado e tem passado por uma série de mudanças econômicas e sociais em decorrência da expansão agrícola.
Disponível em: <https://www.scielo.br/j/resr/a/34RnBZLjRFZVdCZHP4SBR4z/>. Acesso em: 6 jul. 2025, com adaptações.
Texto 2
Apesar do crescimento econômico, a expansão agrícola no Matopiba tem gerado conflitos políticos e ambientais, o que vem afetando tanto a população local quanto a sociedade em geral. Os principais problemas são uso excessivo de agrotóxicos, insegurança hídrica, desapropriação de terras, pobreza e destruição do Cerrado. O uso indiscriminado de agrotóxicos, a contaminação fluvial, o aumento do consumo de água para a irrigação de grandes monoculturas e a intensificação do desmatamento na região do Matopiba ameaçam a segurança hídrica de todos os municípios da região. Ademais, sérios desafios sociais, como o aumento da grilagem de terras, afetam profundamente as comunidades locais. Há relatos de indivíduos e grupos que reivindicam propriedades de forma indevida, coagindo famílias que há gerações habitam essas terras a abandonarem seus lares. Os povos tradicionais do Matopiba enfrentam uma crescente dificuldade para manter suas terras, o que afeta diretamente o seu sustento e perpetua um ciclo de exclusão e insegurança fundiária.
Disponível em: <https://www.politize.com.br/matopiba/>. Acesso em: 8 de jul. 2025, com adaptações.
Texto 3
O Cerrado é a maior savana da América do Sul e a mais rica em biodiversidade no planeta, com 44% de endemismo das espécies de plantas. É também a segunda maior formação vegetal do continente, ocupando um quarto do território brasileiro, o que corresponde a 2 milhões de quilômetros quadrados ou à soma das áreas da Espanha, da França, da Alemanha, da Itália e do Reino Unido. É considerado berço das águas por ser fundamental para oito das doze bacias hidrográficas brasileiras.
No Brasil, esse bioma ocupa uma área específica dos estados do Maranhão, de Tocantins, do Piauí e da Bahia, conhecida como Matopiba. Essa área, nos últimos anos, tem perdido grande parte de sua vegetação nativa, principalmente, para a produção de soja e pecuária. Alguns fatores podem acelerar ainda mais a tendência de desmatamento no Matopiba atualmente e nos próximos anos, a exemplo da aprovação da lei de compra de terras por estrangeiros e do aumento da competitividade da soja brasileira e as possíveis mudanças no licenciamento da atividade agropecuária.
Disponível em: <https://www.wwf.org.br/?60465/Por-Dentro-do-Matopiba>. Acesso em: 6 jul. 2025, com adaptações.
Considerando que os textos apresentados têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema Matopiba: equilíbrio econômico e futuro sustentável. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
i. a importância da região como patrimônio natural e social; e
ii. alternativas para conciliar crescimento econômico e desenvolvimento sustentável nessa região.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
I
Grandes empresas da internet vivem de pegar as informações que a gente dá. Tem uma frase célebre sobre isso: “Se você não está pagando, você não é o cliente, você é o produto que eles estão vendendo”.
II
A contradição que a situação das redes sociais nos coloca é uma contradição entre o poder do capital em um grau nunca alcançado e a privacidade individual. Privacidade é necessária para a constituição do sujeito, não há subjetividade se não houver privacidade. Nós aprendemos a pensar a proteção da privacidade contra o Estado. Nós temos hoje um grau de invasão dessa privacidade, promovido por uma indústria e por uma tecnologia, que passa por cima das proteções individuais.
(Trechos extraído…
Para situar essa reflexão, apresentam-se textos motivadores para a elaboração de uma redação. Não os copie.
Texto I
A importância da gestão de pessoas nas organizações está no fato de serem elas, as pessoas, que formam a parte “viva” da empresa, ou seja, diferenciam um determinado empreendimento dos demais, determinando, também, a qualidade do produto ou do serviço prestado.
Dessa forma, o empreendedor atento tem que determinar especial atenção ao capital humano de sua empresa. Estará bastante inclinado ao insucesso um negócio com cujo sucesso as pessoas que o compõem não estejam comprometidas.
É fácil conseguir tal comprometimento? Pensamos que não, daí a grande importância da gestão…
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Quando os mortos falam: a história da autópsia A indagação da causa da morte sempre esteve presente em nossos pensamentos, sejamos médicos ou não. A palavra autópsia significa “ver por si próprio” e vem do grego clássico αυτοψία, sendo composta por αυτος (autós, “si mesmo”) e ὄψις (ópsis, “visão”). Outro termo grego equivalente e de uso mais recente é νεκροψία (necrópsia), composto de νεκρός (nekrós, “morto”) e ὄψις (ópsis, “visão”), isto é, a dissecação do cadáver para determinar, por meio da observação, a causa da morte ou a natureza da doença.
Disponível em: <https://www.sbp.org.br/quando-os-mortos-falam-a-historia-da-autopsia/>. Acesso em: 22 fe…



