“A industrialização brasileira ao longo do século XX foi marcada por um processo tardio, mas acelerado, conduzido pelo Estado em diferentes momentos históricos. Da estratégia de substituição de importações iniciada nos anos 1930, passando pelo Plano de Metas de Juscelino Kubitschek e pelo II Plano Nacional de Desenvolvimento no regime militar, até a abertura econômica dos anos 1990, observa-se um esforço contínuo de diversificação e modernização produtiva. Apesar dos avanços, como a consolidação da indústria automobilística, petroquímica e de bens de capital, a economia manteve traços de dependência tecnológica, concentração regional e vulnerabilidade externa. Assim, a trajetória brasileira revela tanto conquistas significativas na estrutura produtiva quanto desafios persistentes para o desenvolvimento sustentável e equitativo.”
(Adaptado de FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005; BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Desenvolvimento e crise no Brasil. São Paulo: 34, 2003.)
Baseado no texto motivador, faça um texto discursivo sobre a diversificação produtiva do Brasil ao longo do século XX, atendendo as perguntas abaixo:
- Explique como se deu o processo de diversificação e modernização produtiva no Brasil ao longo do século XX, destacando o papel do Estado e a participação do capital estrangeiro.
- Cite e explique os limites e contradições desse processo, considerando aspectos como dependência tecnológica e a tendência de desindustrialização a partir dos anos 1990.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“O Brasil deu um passo importante na direção da descarbonização da economia. A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (04/10), o projeto de lei 412/2022, que cria o Sistema Brasileiro do Comércio de Emissões (SBCE) e regulamenta o mercado de carbono no país. Se não forem apresentados recursos ao plenário, o PL segue diretamente para apreciação da Câmara.”
https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/comissao-de-meio-ambiente-do-senado-aprova-pl-do-mercado-regulado-de-carbono
Em relação ao tema, elabore uma dissertação, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
1. Conceitue crédito de carbono.
2. Indique o que é o SBCE e aprese…
Os problemas ambientais e sociais são uma preocupação global cada vez mais emergente. Relevantes e complexos, são capazes de impactar tanto a qualidade de vida das pessoas, quanto o equilíbrio dos ecossistemas que asseguram a vida na Terra. Tais problemas, em geral, são resultado da atividade humana e exigem ações globais sustentáveis, emergentes e estruturadas. Nesse sentido, a crise socioambiental atual mostra que, para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações, é urgente induzir novos paradigmas ao sistema econômico vigente.
Nessa perspectiva, à medida que os problemas socioambientais se tornam mais notáveis (por exemplo: mudanças climáticas e desigualdade social), mais urg…
Gás natural: ANP aprova Relatório de Análise de Impacto Regulatório sobre regulamentação do acesso a infraestruturas essenciais.
A Diretoria da ANP aprovou ontem (16/5) o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) relativo ao acesso às infraestruturas essenciais de gás natural, etapa do processo de regulamentação do acesso de terceiros aos gasodutos de escoamento da produção, às instalações de tratamento ou processamento de gás natural e aos terminais de gás natural liquefeito (GNL).
O relatório foi produzido pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Portaria ANP nº 116, de 19 de abril de 2022, composto por diferentes áreas técnicas da Agência. O objetivo do GT é propor a regulamen…



