O sistema prisional brasileiro é marcado por desafios como a superlotação, a reincidência criminal e a violação de direitos humanos. Nesse contexto, destacam-se instrumentos normativos e políticas públicas voltados à proteção da dignidade das pessoas privadas de liberdade, como as Regras de Nelson Mandela e as Regras de Bangkok, além das políticas nacionais de saúde, educação, trabalho, alternativas penais, monitoração eletrônica, prevenção à tortura e reintegração social.
Considerando o contexto do sistema prisional brasileiro e os desafios relacionados à dignidade das pessoas privadas de liberdade, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:
- Analise a importância das normas internacionais, como as Regras de Nelson Mandela e as Regras de Bangkok, bem como das políticas nacionais, para a garantia da dignidade humana no ambiente prisional.
- Avalie os limites e as possibilidades das políticas de reintegração social — como educação, trabalho, alternativas penais e prevenção à tortura — enquanto instrumentos de redução da reincidência e promoção da cidadania.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Analise a situação hipotética a seguir:
O Programa Fronteira Segura 2030 foi instituído com a finalidade de fortalecer a presença do Estado nas regiões de fronteira, promovendo a integração de ações entre os Ministérios da Defesa, da Justiça e Segurança Pública e da Fazenda. O programa busca ampliar o controle fronteiriço, prevenir e reprimir crimes transnacionais (como tráfico de drogas, contrabando e evasão fiscal), além de impulsionar o desenvolvimento regional sustentável.
Durante a fase de planejamento estratégico, a equipe de gestão interministerial constatou falhas de coordenação entre os órgãos envolvidos, ausência de indicadores de desempenho integrados e riscos de sobreposição cont…
Segundo os dados levantados, desde 2001, foram contabilizados 43 ataques de violência extrema contra escolas brasileiras, vitimando 168 pessoas, sendo 115 feridos e 53 vítimas fatais. Dentre as vítimas fatais, 6 eram autores dos ataques. É importante destacar que aproximadamente um terço dessas ocorrências, ou seja, 15 episódios, culminou na morte de ao menos uma vítima.
(…) Esses ataques se diferenciam de outras formas de violência escolar, como discriminação, bullying, conflitos entre alunos, ocorrências relacionadas à criminalidade urbana e crimes patrimoniais contra as escolas. Como explica Victor Grampa, um dos conteudistas do curso Recomendações para Proteção e Segurança no Ambi…
O avanço das tecnologias digitais e biotecnológicas ampliou as capacidades de proteção e dissuasão dos Estados, mas também criou novas vulnerabilidades. No âmbito da Cibersegurança e da Ciberdefesa, o Brasil dispõe de instrumentos normativos como a Política Nacional de Segurança da Informação (Decreto nº 9.637/2018), a Estratégia Nacional de Cibersegurança (E-Ciber, Decreto nº 10.222/2020) e a Doutrina Militar de Ciberdefesa. Entretanto, atores estatais e não estatais têm utilizado ciberataques e campanhas de desinformação como instrumentos de guerra híbrida e interferência estrangeira, exigindo respostas coordenadas entre os setores militar, civil e diplomático.
No campo biológico, Biossegu…



