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Q436344 | Administração Geral e Pública e Direito Cultural, Desportivo e da Comunicação
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025

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O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, com veto parcial, o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura. Aprovada pelo Senado em março, a nova legislação (Lei 14.835, de 2024) estabelece princípios que garantem os direitos culturais por meio da colaboração entre os entes federativos, para a gestão conjunta das políticas públicas de cultura.

A sanção foi publicada na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial da União (DOU). (…)

A existência do Sistema Nacional de Cultura está prevista na Constituição desde 2012 (Emenda Constitucional 71), mas, até então, ainda não contava com uma regulamentação que definisse a articulação com os demais sistemas nacionais e as políticas setoriais de governo. O objetivo do SNC é a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico com o pleno exercício dos direitos culturais.(…)”

Fonte: Agência Senado

 

“A especulação imobiliária tem afetado o acesso à nossa cultura em Alter do Chão. Tudo hoje é voltado para apresentarmos aos turistas. O turismo é importante para nós, mas com o seu crescimento, não estamos tendo mais acesso. Por exemplo, o Carimbó do Mestre, que foi criado pela gente e para a gente, hoje não temos mais acesso a esse espaço de cultura”, conta Samara Borari, ativista ambiental e comunicadora popular. (…)

A jovem, hoje com 23 anos, se refere à Aldeia Alter do Chão, território indígena da etnia Borari que se confunde, após o forte crescimento imobiliário, com o destino turístico homônimo, às margens do rio Tapajós, na região de Santarém (PA). O local já foi eleito pelo jornal britânico The Guardian como a praia de água doce mais bonita do mundo.

Em reportagem publicada em 2021, o jornal local Tapajós de Fato aborda a “gentrificação” de Alter do Chão. O termo em inglês representa, em tradução literal, um processo de elitização da área.

Na época, a indígena Ianny Borari relatou ao site de notícias que uma das principais mudanças percebidas foi a relação cultural que a sua etnia tinha com o rio: “As pessoas mais velhas costumavam utilizar a água do rio para suas atividades diárias. Sempre tomamos banho para ir à escola de manhã cedo, para lavar roupa, era cultural, porém com o aumento do fluxo de turistas, devido às praias e aos eventos culturais como o Sairé, grandes empresários abriram os olhos para a região e compraram as áreas mais privilegiadas.”

Reportagem na íntegra em: bit.ly/RCC_12_12

Disponível em: https://revistacasacomum.com.br/destaque-12-edicao/#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20secret%C3%A1ria%2C%20%E2%80%9Cas%20pol%C3%ADticas%2C,nacionalizados%20e%20precisam%20ser%20nacionalizados%20e%20democratizados.%E2%80%9D

Considerando que a Lei nº 14.835/2024 consiste no marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que visa à promoção do desenvolvimento humano, social e econômico com o pleno exercício dos direitos culturais, redija um texto dissertativo, respondendo aos seguintes questionamentos:

  • A cultura de comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, entre outras, pode ser ameaçada sem a presença de uma legislação efetiva, tal qual o marco regulatório do SNC? Quais seriam as razões para a sua resposta?
  • Discorra sobre o direito ao pleno exercício de direitos culturais, citando pelo menos 2 exemplos destes e, além disso, analise a possibilidade de convivência harmônica entre o direito dos povos originários, comunidades tradicionais e quilombolas ao seu território, culto e lugares sagrados com a política de universalização do acesso aos bens e serviços culturais.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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