O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um dos principais indicadores de qualidade da educação no Brasil, considerando o desempenho dos alunos em exames padronizados e as taxas de aprovação. A análise dos resultados permite identificar problemas, propor políticas públicas e acompanhar a eficácia de estratégias educacionais.
Nos últimos três anos, uma escola pública de ensino médio de uma cidade de médio porte apresentou queda contínua no desempenho dos alunos em matemática. A direção escolar aponta como possíveis causas: metodologias de ensino pouco inovadoras, baixo tempo de estudo extraclasse, limitação no acesso a recursos digitais e condições socioeconômicas desfavoráveis. Apesar disso, não há dados concretos que comprovem quais fatores exercem maior influência sobre os resultados.
O método científico é um processo sistemático utilizado para investigar fenômenos, resolver problemas e produzir conhecimento confiável. Envolve etapas como observação, formulação do problema, elaboração de hipóteses, coleta e análise de dados, e apresentação de conclusões. Aplicado ao campo educacional, esse método permite compreender causas, estabelecer relações e propor intervenções baseadas em evidências.
Com base nas informações apresentadas, redija um texto abordando os elementos norteadores para análise sob o prisma da pesquisa científica e a aplicação do método científico na identificação e solução de problemas educacionais.
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Questões Relacionadas
Suponha que X1, X2, …, Xn seja uma amostra aleatória simples de tamanho n de uma variável populacional com distribuição Poisson parâmetro λ.
a) Mostre que a média amostral 𝑋̅ é o estimador de máxima verossimilhança de λ.
b) Lembrando que a média de uma distribuição Poisson (λ) é igual a λ, mostre que 𝑋̅ é um estimador não tendencioso de λ, ou seja, mostre que E[𝑋̅] = λ.
Suponha que uma amostra aleatória simples X1, X2, …, X625, de tamanho 625, de uma variável populacional suposta normalmente distribuída com média μ e variância σ² tenha apresentado os seguintes valores resumidos:

Deseja-se testar, ao nível de significância de 5% as hipóteses versus
a) Apresente o valor da média amostral e da variância amostral para esse conjunto de dados.
b) Apresente o critério de decisão a ser usado ao nível de significância de 5%.
c) Apresente a decisão a ser tomada com base nesses dados.
d) Calcule, aproximadamente, o p-valor associado a esses dados.
Dados:
- Z ~N (0, 1);
- P(Z < 1,64) = 0,95;
- P(Z < 1,96) = 0,975; e
- P(Z < 2,33) = 0,99.

O município de Nova Esperança instituiu, em 2021, o Programa Municipal de Transferência de Renda Cidadã (PMTRC), voltado ao apoio de famílias em vulnerabilidade socioeconômica, com foco na redução da evasão escolar. Após dois anos de execução, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Educação decidiram realizar uma avaliação quantitativa do impacto do programa. O estudo, conduzido por uma equipe técnica da própria prefeitura, buscava identificar se o benefício financeiro havia contribuído significativamente para a permanência escolar e a melhoria dos indicadores de rendimento dos alunos beneficiados.
A equipe iniciou o processo com uma análise exploratória de dados …



