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Q435099 | Estatística
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025

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O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um dos principais indicadores de qualidade da educação no Brasil, considerando o desempenho dos alunos em exames padronizados e as taxas de aprovação. A análise dos resultados permite identificar problemas, propor políticas públicas e acompanhar a eficácia de estratégias educacionais.

Nos últimos três anos, uma escola pública de ensino médio de uma cidade de médio porte apresentou queda contínua no desempenho dos alunos em matemática. A direção escolar aponta como possíveis causas: metodologias de ensino pouco inovadoras, baixo tempo de estudo extraclasse, limitação no acesso a recursos digitais e condições socioeconômicas desfavoráveis. Apesar disso, não há dados concretos que comprovem quais fatores exercem maior influência sobre os resultados.

O método científico é um processo sistemático utilizado para investigar fenômenos, resolver problemas e produzir conhecimento confiável. Envolve etapas como observação, formulação do problema, elaboração de hipóteses, coleta e análise de dados, e apresentação de conclusões. Aplicado ao campo educacional, esse método permite compreender causas, estabelecer relações e propor intervenções baseadas em evidências.

Com base nas informações apresentadas, redija um texto abordando os elementos norteadores para análise sob o prisma da pesquisa científica e a aplicação do método científico na identificação e solução de problemas educacionais.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaEstatística
BancaFGV

Suponha que X1, X2, …, Xn seja uma amostra aleatória simples de tamanho n de uma variável populacional com distribuição Poisson parâmetro λ.

a) Mostre que a média amostral 𝑋̅ é o estimador de máxima verossimilhança de λ.

b) Lembrando que a média de uma distribuição Poisson (λ) é igual a λ, mostre que 𝑋̅ é um estimador não tendencioso de λ, ou seja, mostre que E[𝑋̅] = λ.

Suponha que uma amostra aleatória simples X1, X2, …, X625, de tamanho 625, de uma variável populacional suposta normalmente distribuída com média μ e variância σ² tenha apresentado os seguintes valores resumidos:

Deseja-se testar, ao nível de significância de 5% as hipóteses   versus

a) Apresente o valor da média amostral e da variância amostral para esse conjunto de dados.

b) Apresente o critério de decisão a ser usado ao nível de significância de 5%.

c) Apresente a decisão a ser tomada com base nesses dados.

d) Calcule, aproximadamente, o p-valor associado a esses dados.

Dados:

  • Z ~N (0, 1);
  • P(Z < 1,64) = 0,95;
  • P(Z < 1,96) = 0,975; e
  • P(Z < 2,33) = 0,99.

O município de Nova Esperança instituiu, em 2021, o Programa Municipal de Transferência de Renda Cidadã (PMTRC), voltado ao apoio de famílias em vulnerabilidade socioeconômica, com foco na redução da evasão escolar. Após dois anos de execução, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Educação decidiram realizar uma avaliação quantitativa do impacto do programa. O estudo, conduzido por uma equipe técnica da própria prefeitura, buscava identificar se o benefício financeiro havia contribuído significativamente para a permanência escolar e a melhoria dos indicadores de rendimento dos alunos beneficiados.

A equipe iniciou o processo com uma análise exploratória de dados …

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