Texto I
“Os vossos clientes mais insatisfeitos são a vossa maior fonte de aprendizagem”.
Texto II
A importância do bom atendimento
(Bill Gates.)
Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente
Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.
O atendimento constrói a percepção de seu público sobre a empresa. Ele é praticamente o rosto da empresa. O grande objetivo é transformar o cliente em um defensor da marca.
Após a finalização de uma compra, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar negócio.
Os clientes bem atendidos tendem a fazer uma propaganda positiva da empresa e se tornam verdadeiros promotores da marca.
Quando os atendentes adotam uma postura fria ou desinteressada durante o atendimento, a empresa não conseguirá desenvolver um relacionamento personalizado e de qualidade com os clientes.
Não é nada agradável para o cliente entrar em contato com uma empresa para solicitar suporte ou fazer alguma alteração no serviço ou produto contratado e receber um atendimento frio e distante.
(Disponível em: https://sebrae.com.br/sites. Acesso em: junho de 2025. Adaptado.)
Texto III
Datafolha: 30% dos brasileiros dizem ter sofrido preconceito por causa da classe social
Entre os entrevistados que disseram ter sido vítimas de preconceito por cor ou raça, 55% são negros
Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de São Paulo” aponta que 30% dos brasileiros dizem ter sofrido discriminação por causa da classe social. O levantamento também considerou outras razões pelas quais os entrevistados foram vítimas de preconceito: local onde mora, religião, sexo, cor ou raça e orientação sexual.
A pesquisa foi feita com 2.077 pessoas com 16 anos ou mais em 130 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.
Segundo o levantamento, o preconceito por classe social é maior no Sudeste (35%), seguido de Centro-Oeste e Norte (29%) e Sul (27%), e menor no Nordeste (25%).
Ainda de acordo com a pesquisa, 22% dos brasileiros disseram já ter sido vítimas de preconceito racial. A discriminação é maior entre os entrevistados que se autodeclararam negros.
(Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: julho de 2025. Adaptado.)
Texto IV
Projeto exige atendimento humano nos serviços para o consumidor
O Projeto de Lei nº 2.241/2024 determina que, em qualquer tipo de serviço de atendimento remoto ao consumidor oferecido por empresas no Brasil, a primeira opção disponibilizada para interação deve ser o atendimento humano.
Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, será considerado atendimento humano aquele realizado por pessoa natural, capacitada e habilitada a prestar assistência, esclarecimentos e soluções para as solicitações do consumidor.
“É necessário reconhecer que atendimentos automatizados, como os realizados por robôs, nem sempre conseguem suprir as necessidades dos consumidores de forma satisfatória”, disse o autor da proposta, deputado Chico Alencar (Psol-RJ).
(Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias. Acesso em: junho de 2025. Adaptado.)
A partir dos textos motivadores, redija uma dissertação acerca do tema:
“A importância de associar ética e integridade no atendimento ao público das diferentes classes sociais.”
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(Bianca Mingote. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em: julho de 2024.)
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