sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q434225 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Instituto ConsulplanVer cursos
Ano: 2025
Órgao: CISBAF - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense
Cargo: Assistente Técnico

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Texto I

Festival de Cannes: Brasil tem tudo para virar potência audiovisual

O cinema brasileiro prova há muito tempo que pode ser um dos melhores do mundo, embora nem sempre receba o reconhecimento que merece. Ao longo dos anos, vivenciamos sucessos estrondosos de produções como Cidade de Deus (2002), Tropa de Elite (2007) e, mais recentemente, a febre de Ainda Estou Aqui (2024), que trouxe para casa o prêmio de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025. E não paramos por aí: o cinema e o audiovisual brasileiros seguem em uma ascensão impressionante no cenário internacional. A consagração mais recente veio pelas mãos e talento de Wagner Moura, que vive um dos momentos mais importantes de sua carreira.

O ator acaba de fazer história mais uma vez. Ele conquistou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025 pelo filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que também levou a estatueta de Melhor Direção – uma dobradinha inédita para o Brasil em uma mesma edição do festival. O filme foi ovacionado com 15 minutos de aplausos e amplamente elogiado pela imprensa internacional, que o classificou como “obra-prima”, “monumental” e “thriller maravilhoso”.

O momento é simbólico para a nossa cultura. Além das vitórias individuais, o Brasil foi escolhido como país de honra na edição de 2025 do Festival de Cannes, título que reforça a força e a diversidade da produção cultural nacional. Outro destaque brasileiro foi Marianna Brennand, que recebeu o prêmio Women in Motion Emerging Talent, um reconhecimento destinado a diretoras estreantes, por “Manas”. O filme, que conta a história de uma jovem vítima de abusos na Ilha do Marajó, representa mais uma narrativa brasileira potente que ganha visibilidade internacional.

E é assim, sempre se superando, sem desistir e enfrentando tantas barreiras para fazer arte no país, que o Brasil reafirma sua posição como uma potência cultural de nível global. Um país que não apenas exporta talentos, mas também constrói as próprias narrativas, a partir de histórias que estão enraizadas no nosso território e identidade.

(Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/. Acesso em: junho de 2025. Adaptado.)

Texto II

“Cidade de Deus” é único filme brasileiro em lista do NYT dos 100 melhores do século XXI

Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, longa ocupa a 15ª posição em ranking internacional do jornal norte-americano O filme “Cidade de Deus” foi incluído na lista dos 100 melhores filmes do século XXI, publicada pelo jornal “The New York Times”. A produção brasileira aparece na 15ª posição e é o único título nacional presente no ranking. “Parasita”, de Bong Joon Ho, ficou em 1º lugar. Para compor a seleção, o jornal consultou mais de 500 diretores, atores e profissionais da indústria cinematográfica de diversos países. Entre os votantes estava o ator Chiwetel Ejiofor, conhecido por seu papel em “12 Anos de Escravidão”, que colocou “Cidade de Deus” na sua lista de preferidos.

(Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/. Acesso em: junho de 2025.)

Texto III

“Ainda Estou Aqui” ganha Oscar de Melhor Filme Internacional

“Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025. É a primeira vez que uma obra do Brasil ganha o prêmio dado nessa categoria aos longa-metragens produzidos fora dos Estados Unidos e com diálogos predominantemente em uma língua diferente do inglês.

Esse prêmio coroa uma trajetória internacional bem-sucedida do longa, que recebeu elogios na crítica especializada internacional e, só nos EUA, chegou a ser exibido em mais de 700 salas. Antes do Oscar, o filme também recebeu uma série de prêmios: Globo de Ouro, Goya, Festival de Veneza e Festival Internacional de Roterdã.

“Ainda Estou Aqui” é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e traz como protagonista Eunice Paiva (Fernanda Torres), mulher que precisou lidar com o sequestro e o assassinato de seu marido – o ex-deputado Rubens Paiva – na ditadura militar (1964-1985). Para Walter Salles, a produção mobilizou tanta gente por ser uma história sobre resistência – em um contexto de fragilidade da democracia em todo o mundo.

(Disponível em: https://www.bbc.com/. Acesso em: junho de 2025. Adaptado.)

Após receber o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025, Wagner Moura compartilhou um vídeo em que disse: “O Brasil é o país da cultura, o país da arte. Viva o Brasil, viva os brasileiros. E vamos agora celebrar, aproveitar mais esse momento bonito da nossa cultura e do nosso cinema”. Nesse sentido, e também considerando os debates que as obras nacionais podem proporcionar, bem como a partir dos textos motivadores, redija uma dissertação acerca do tema:

“A importância do cinema nacional para o desenvolvimento da cultura no país.”


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaInstituto Consulplan

Texto I

Sofrimento psíquico no ambiente de trabalho: pesquisadores apontam situação endêmica na saúde mental no Brasil

Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) são a terceira maior causa de afastamento do trabalho e dados apontam tendência de crescimento.

Em proposição da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) do Conselho Nacional de Saúde, a 342 ª Reunião Ordinária do CNS trouxe dados alarmantes sobre como a ansiedade, o estresse e o suicídio têm afetado a população ativa no Brasil. A mesa “Transtornos mentais e de adoecimento no ambiente de trabalho: ações e intervenções para proteger a saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras…

Texto I

Fim da violência nas escolas ainda é desafio para o Brasil

Entre 2022 e 2023, 49 pessoas morreram, no Brasil, em ataques em ambiente escolar. A superação do problema está presente nos debates do Senado e já deu origem a normas como a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares (Lei nº 14.819/2024). Segundo Sérgio Senna, consultor legislativo da Câmara dos Deputados na área Segurança Pública, é necessário criar uma rede nacional de enfrentamento ao preconceito e à violência na escola.

(Bianca Mingote. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em: julho de 2024.)

Texto II

Pesquisa revela que 6,7 milhões de estudantes sofreram algum tipo de violência no…

Texto I

Internetês é a nova linguagem da internet

A necessidade de escrever mais rápido e de forma dinâmica fez com que a comunicação ganhasse até um nome próprio: o internetês. Diante desse cenário, será que escrever com base em emoticons e abreviações afeta o aprendizado das regras ortográficas?

Para a linguista Camilla Duarte, o falante nativo de língua portuguesa sabe reconhecer a ortografia considerada correta dentro da convenção da escrita e também utilizar a ortografia empregada no internetês. “Somos aptos a lidar com as diversas variações da língua. São mudanças que surgem para preencher algumas lacunas que os novos tempos impõem. O internetês apareceu porque temos menos tempo para n…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários