A Pixar Animation Studios, pioneira em animação digital, estava em fase avançada da produção do filme Toy Story 2, sequência de seu grande sucesso Toy Story.

O projeto envolvia artistas e engenheiros utilizando uma infraestrutura complexa de armazenamento e renderização de arquivos de animação. Na época, os dados de produção ocupavam vários servidores e contavam com rotinas de backup baseadas em cópias incrementais e completas, feitas em fitas e armazenadas em locais específicos do campus da empresa.
Em 1998, durante uma operação de rotina, um engenheiro responsável por manutenção de arquivos executou por engano o seguinte comando em um terminal com privilégios administrativos: rm -rf /. Este comando ordena ao sistema operacional que apague recursivamente todo o diretório raiz do servidor. Em poucos instantes, praticamente todos os arquivos de produção do filme foram excluídos do ambiente principal de armazenamento.
A falha teve seu impacto agravado por lacunas na política de backup, incluindo o backup principal havia deixado de funcionar há cerca de um mês, devido à falta de espaço e problemas na rotação de fitas, e a equipe não havia verificado se as rotinas de backup estavam completas e íntegras. Ademais, não havia cópias redundantes offsite (fora do prédio).
Considerando as informações apresentadas e os principais conceitos inerentes à segurança da informação, elabore um texto dissertativo e argumentativo sobre backup abordando, necessariamente, mecanismos de mitigação dos riscos no projeto da Pixar e como essa situação se relaciona com políticas de continuidade de negócios (BCP) e recuperação de desastres (DRP).
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
1. A Empresa Moodle divulgou múltiplas vulnerabilidades em seu Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem nas versões 4.4 a 4.4.1, 4.3 a 4.3.5, 4.2 a 4.2.8 e 4.1 a 4.1.11, conforme publicado em seu portal.
2. As vulnerabilidades permitem diversos tipos de abusos, como SQL Injection, Inclusão de Arquivos e Execução Remota de Código.
3. O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) solicita às instituições aderentes à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (REGIC) e demais entidades/instituições que identifiquem em seus inventários de ativos a existência dos sistemas afetados e apliquem as correções disponibilizadas pelo desenvolvedor, co…
Em 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria para avaliar as ações governamentais e os riscos à proteção de dados pessoais que fundamentou a elaboração de diagnóstico sobre os controles implementados pelas organizações públicas federais para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em suma, a análise abrangeu 382 organizações a respeito de aspectos relacionados à condução de iniciativas para providenciar a adequação à LGPD e às medidas implementadas para o cumprimento das exigências estabelecidas na Lei.
No voto do ministro relator, João Augusto Ribeiro Nardes, foi constatado que:
I. A fiscalização foi estruturada a partir de três questões de auditoria: 1) As org…
O Tribunal Regional Federal da Nª Região (TRFN) está modernizando o seu sistema de peticionamento eletrônico, o e-TRFN, adotando medidas robustas de segurança da informação.
Entre os recursos implementados contam:
1. A autenticação por certificado digital ICP-Brasil, armazenado em token criptográfico.
2. O uso de criptografia assimétrica (RSA ou ECC) para validar a identidade dos usuários.
3. Após o login, é estabelecida uma sessão criptografada com AES-256, por meio de protocolo TLS 1.3.
4. Para garantir a integridade de documentos enviados, o sistema aplica um algoritmo hash da família SHA-2.
5. Toda a infraestrutura é baseada em PKI (Infraestrutura de Chaves Públicas), permitindo verifica…



