De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com educação superior ganham, em média, 56% a mais que aquelas com somente ensino médio, o que melhora o poder de compra das famílias, aumenta a arrecadação tributária e inicia um ciclo de crescimento econômico. Com efeito, a educação superior constitui um motor para a prosperidade de uma nação, sendo, portanto, um investimento estratégico para o futuro econômico de qualquer país. Samuel Barros. O ensino superior e o desenvolvimento de uma sociedade justa.
In: Poder 360, out./2024 (com adaptações).
Recentemente, um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) constatou que as empresas criadas por seus ex-alunos ou ex-docentes constituem, sozinhas, a 24.ª economia mundial, com 4 mil empresas que geram mais de 1 milhão de empregos. Por se tratar de uma instituição que se baseia em pesquisa e desenvolvimento, esses números podem parecer impressionantes, mas também demonstram que se envolver em um projeto de pesquisa em uma universidade no Brasil também pode ser o primeiro passo para causar um grande impacto social. A pesquisa universitária vem-se provando, nos últimos anos, uma grande ferramenta de desenvolvimento social.
As universidades públicas têm uma missão que compreende formar pessoas capacitadas para alavancar um país inteiro. Além disso, como afirma o professor Hernan Chaimovich, as universidades públicas, “especialmente no Brasil, têm uma responsabilidade única de produzir conhecimentos e fazer com que esses conhecimentos tragam benefício social, intelectual e econômico para a sociedade”. Ele diz que essas duas responsabilidades bastariam para colocar a universidade como um dos pilares da sociedade brasileira, e ressalta que o termo universidade pública não diz respeito à gratuidade: “Não é gratuita, porque é paga pelos contribuintes do país todo. E, portanto, essa transferência de fundos requer um equilíbrio que precisa ser mantido com absoluta autonomia da universidade”.
Internet: <https://blog.mackenzie.br> (com adaptações).
Caroline Aragaki. Universidade pública tem papel social, intelectual e econômico.
In: Jornal da USP, maio/2019 (com adaptações).
Considerando os textos apresentados como unicamente motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema a seguir.
A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 função social da universidade pública no Brasil; [valor: 7,00 pontos]
2 principais desafios enfrentados pelas universidades públicas brasileiras no cumprimento de seu papel social e caminhos para superá-los. [valor: 12,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As tecnologias de inteligência artificial (IA) são desenvolvidas e aplicadas em diferentes campos científicos, como biologia, física, matemática e ciências sociais, tendo o potencial de elevar a qualidade da pesquisa científica. Contudo, embora se reconheçam aspectos positivos no uso de IA na pesquisa científica, são também identificadas preocupações, que incluem principalmente a opacidade das ferramentas de IA, consideradas por muitos “caixas-pretas”, que não permitem entender as razões subjacentes aos resultados gerados por IA.
Virgílio Almeida e Elen Nas. Desafios da IA responsável na pesquisa científica.
In: Revista USP, São Paulo, n.º 141, 2024 (com adaptações).
A introdução da IA no me…
Se o idioma oficial do Brasil é o português, a língua predominante na justiça, ao longo dos tempos, tem sido o “juridiquês” — uma mistura de palavreado técnico com estilo rebuscado e doses abundantes de termos em latim, muito ao gosto dos profissionais do direito, mas de difícil compreensão para o público leigo.
No dia a dia dos processos, uma norma que se aplica a situações passadas tem efeito ex tunc; a repetição de uma situação jurídica é bis in idem; e, se for apenas para argumentar, pode-se dizer ad argumentandum tantum. E nem só de latim vive a complicação: denúncia virou exordial increpatória; inquérito policial, caderno indiciário; petição inicial, peça incoativa.
Ciente da importânc…
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) lançou recentemente a proposta de incrementar as investigações com inteligência artificial. A metodologia prevê ensinar um robô a fazer a leitura de dados específicos e os cruzamentos chave para a investigação.
O objetivo é desenvolver mecanismos que possam acelerar o combate à corrupção, fraudes e crimes cibernéticos. Isso é possível porque os softwares de última geração não apenas compreendem significados de conteúdos dentro dos documentos como também fazem correlações, sendo possível analisar milhares de páginas e estabelecer conexões automaticamente.
Clarisse Sieckenius de Souza. Avanço da inteligência artificial revoluciona
p…



