sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q426345 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IadesVer cursos
Ano: 2025
Órgao: Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN
Cargo: Analista em Ciência e Tecnologia

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Leia, com atenção, os textos a seguir.

Texto 1

Quinhentas armas nucleares britânicas são menos ameaçadoras para os Estados Unidos do que cinco armas nucleares norte-coreanas por causa dos entendimentos compartilhados que as sustentam. O que confere significado às forças de destruição são as “relações de destruição” em que estão inseridas: as ideias compartilhadas, sejam cooperativas, sejam conflituosas, que estruturam a violência entre os estados. Essas ideias constituem os papéis ou os termos da individualidade por meio dos quais os estados interagem.

WENDT, A. Social theory of international politics. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, p. 255, (tradução nossa).

Texto 2

Ainda que seja impossível ter certeza sobre as intenções iranianas, é muito mais provável que, caso o Irã deseje armas nucleares, seja com o objetivo de garantir sua própria segurança, e não para ampliar suas capacidades ofensivas (ou provocar sua própria destruição). O Irã pode ser intransigente na mesa de negociações e desafiador diante das sanções, mas continua agindo para assegurar sua própria sobrevivência.

WALTZ, K. N. Why Iran should get the bomb: nuclear balancing would mean stability. Foreign Affairs, v. 91, n. 4, Jul./Aug. 2012, p. 4, (tradução nossa).

Texto 3

Em 2018, durante seu primeiro mandato na Casa Branca, Trump retirou os Estados Unidos de um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano e voltou a impor sanções ao país. O acordo, selado em 2015 entre Teerã e as potências ocidentais, obrigava o Irã a limitar seu programa nuclear em troca de um alívio nas sanções econômicas. Em represália à retirada americana e ao retorno das sanções americanas, o Irã, que segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) respeitava seus compromissos, se distanciou do acordo. Os países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, acusam o Irã de tentar fabricar armas nucleares, o que Teerã nega, assegurando que suas atividades de enriquecimento de urânio têm fins pacíficos. O Irã é o único país não dotado de armas nucleares que enriquece urânio a um nível elevado (60%), ao mesmo tempo em que segue acumulando importantes reservas de material físsil, segundo a AIEA.

AFP. Irã diz estar aberto a negociações indiretas com EUA sobre programa nuclear. UOL Notícias, 24 mar. 2025. Disponível em:
<https://noticias.uol.com.br/ ultimas-noticias/afp/2025/03/24/ira-diz-estar-aberto-a-negociacoes-indiretas-com-eua-sobre-programa-nuclear.htm>. Acesso
em: 24 mar. 2025.

Considerando que os textos apresentados têm caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema “A ameaça global do programa nuclear iraniano”. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:

i) as incertezas a respeito da capacidade nuclear atual do Irã em decorrência do descumprimento de pontos do Plano de Ação Conjunto Global (2015); [4,0 pontos]
ii) a estratégia de dissuasão nuclear iraniana; [3,0 pontos] e
iii) a percepção do programa nuclear iraniano como uma ameaça global. [3,0 pontos]


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaIades

Leia, com atenção, o texto a seguir.

A inteligência artificial (IA) traz grandes benefícios em muitas áreas. Entretanto, sem parâmetros éticos, tem-se o risco de reproduzir preconceitos e discriminações do mundo real, alimentando divisões e ameaçando direitos e liberdades fundamentais. […] A recomendação [da UNESCO sobre a ética da IA] estabelece um conjunto de valores alinhados com a promoção e proteção dos direitos humanos, da dignidade humana e da sustentabilidade ambiental. Promove princípios essenciais como transparência, responsabilidade e estado de direito. Também inclui políticas concretas que exigem melhor governança de dados, igualdade de gênero e aspectos importantes de aplicações…

TEXTO 01

Lei de Proteção de Dados passa a valer em 2021; o que muda?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi aprovada em agosto de 2018 e entraria em vigor a partir do último dia 17, mas seus efeitos foram adiados para começar a valer a partir do último dia de 2020 – dia 31. Na prática, ela será cobrada a partir de 2021. Uma medida provisória (MP 959/2020) que adiava a vigência da legislação para maio de 2021 foi editada pelo governo federal em abril e aprovada pelo Senado, e na última terça-feira (25) teve aprovação pela Câmara dos Deputados. Apesar de mais um adiamento – o texto original previa o início da vigência para o começo de 2020 – todas as empresas brasileiras que tratam de dad…

Texto I

Segundo o Código Penal

“O Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino. Isto é, quando o crime envolve: violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. A pena prevista para o homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.”

Mesmo que a pena seja no máximo de 30 anos, de acordo com o texto da lei do Feminicídio, ela pode ser aumentada em um terço, caso seja agravante em casos como:

a) Durante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto

b) Contra a menor de 14 anos, maior de 60 anos ou com deficiência

c) Na presença de descendente ou ascendente da vítima;

<Fonte: Lei nº 13.104, de março de…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários