Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto 1
Quinhentas armas nucleares britânicas são menos ameaçadoras para os Estados Unidos do que cinco armas nucleares norte-coreanas por causa dos entendimentos compartilhados que as sustentam. O que confere significado às forças de destruição são as “relações de destruição” em que estão inseridas: as ideias compartilhadas, sejam cooperativas, sejam conflituosas, que estruturam a violência entre os estados. Essas ideias constituem os papéis ou os termos da individualidade por meio dos quais os estados interagem.
WENDT, A. Social theory of international politics. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, p. 255, (tradução nossa).
Texto 2
Ainda que seja impossível ter certeza sobre as intenções iranianas, é muito mais provável que, caso o Irã deseje armas nucleares, seja com o objetivo de garantir sua própria segurança, e não para ampliar suas capacidades ofensivas (ou provocar sua própria destruição). O Irã pode ser intransigente na mesa de negociações e desafiador diante das sanções, mas continua agindo para assegurar sua própria sobrevivência.
WALTZ, K. N. Why Iran should get the bomb: nuclear balancing would mean stability. Foreign Affairs, v. 91, n. 4, Jul./Aug. 2012, p. 4, (tradução nossa).
Texto 3
Em 2018, durante seu primeiro mandato na Casa Branca, Trump retirou os Estados Unidos de um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano e voltou a impor sanções ao país. O acordo, selado em 2015 entre Teerã e as potências ocidentais, obrigava o Irã a limitar seu programa nuclear em troca de um alívio nas sanções econômicas. Em represália à retirada americana e ao retorno das sanções americanas, o Irã, que segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) respeitava seus compromissos, se distanciou do acordo. Os países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, acusam o Irã de tentar fabricar armas nucleares, o que Teerã nega, assegurando que suas atividades de enriquecimento de urânio têm fins pacíficos. O Irã é o único país não dotado de armas nucleares que enriquece urânio a um nível elevado (60%), ao mesmo tempo em que segue acumulando importantes reservas de material físsil, segundo a AIEA.
AFP. Irã diz estar aberto a negociações indiretas com EUA sobre programa nuclear. UOL Notícias, 24 mar. 2025. Disponível em:
<https://noticias.uol.com.br/ ultimas-noticias/afp/2025/03/24/ira-diz-estar-aberto-a-negociacoes-indiretas-com-eua-sobre-programa-nuclear.htm>. Acesso
em: 24 mar. 2025.
Considerando que os textos apresentados têm caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema “A ameaça global do programa nuclear iraniano”. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
i) as incertezas a respeito da capacidade nuclear atual do Irã em decorrência do descumprimento de pontos do Plano de Ação Conjunto Global (2015); [4,0 pontos]
ii) a estratégia de dissuasão nuclear iraniana; [3,0 pontos] e
iii) a percepção do programa nuclear iraniano como uma ameaça global. [3,0 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A inteligência artificial (IA) traz grandes benefícios em muitas áreas. Entretanto, sem parâmetros éticos, tem-se o risco de reproduzir preconceitos e discriminações do mundo real, alimentando divisões e ameaçando direitos e liberdades fundamentais. […] A recomendação [da UNESCO sobre a ética da IA] estabelece um conjunto de valores alinhados com a promoção e proteção dos direitos humanos, da dignidade humana e da sustentabilidade ambiental. Promove princípios essenciais como transparência, responsabilidade e estado de direito. Também inclui políticas concretas que exigem melhor governança de dados, igualdade de gênero e aspectos importantes de aplicações…
TEXTO 01
Lei de Proteção de Dados passa a valer em 2021; o que muda?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi aprovada em agosto de 2018 e entraria em vigor a partir do último dia 17, mas seus efeitos foram adiados para começar a valer a partir do último dia de 2020 – dia 31. Na prática, ela será cobrada a partir de 2021. Uma medida provisória (MP 959/2020) que adiava a vigência da legislação para maio de 2021 foi editada pelo governo federal em abril e aprovada pelo Senado, e na última terça-feira (25) teve aprovação pela Câmara dos Deputados. Apesar de mais um adiamento – o texto original previa o início da vigência para o começo de 2020 – todas as empresas brasileiras que tratam de dad…
Texto I
Segundo o Código Penal
“O Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino. Isto é, quando o crime envolve: violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. A pena prevista para o homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.”
Mesmo que a pena seja no máximo de 30 anos, de acordo com o texto da lei do Feminicídio, ela pode ser aumentada em um terço, caso seja agravante em casos como:
a) Durante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto
b) Contra a menor de 14 anos, maior de 60 anos ou com deficiência
c) Na presença de descendente ou ascendente da vítima;
<Fonte: Lei nº 13.104, de março de…



