As tecnologias de inteligência artificial (IA) são desenvolvidas e aplicadas em diferentes campos científicos, como biologia, física, matemática e ciências sociais, tendo o potencial de elevar a qualidade da pesquisa científica. Contudo, embora se reconheçam aspectos positivos no uso de IA na pesquisa científica, são também identificadas preocupações, que incluem principalmente a opacidade das ferramentas de IA, consideradas por muitos “caixas-pretas”, que não permitem entender as razões subjacentes aos resultados gerados por IA.
Virgílio Almeida e Elen Nas. Desafios da IA responsável na pesquisa científica.
In: Revista USP, São Paulo, n.º 141, 2024 (com adaptações).
A introdução da IA no meio científico mudou o cenário da redação, da criação e da produção de trabalhos de pesquisa. Trata-se de uma revolução irreversível no mundo editorial acadêmico. Devemos aprender a conviver com um novo ambiente que gerará rupturas em nossos velhos paradigmas. Alguns temas críticos a serem discutidos envolvem questões como a autoria de textos produzidos com uso de IA; a validade de ferramentas de IA na publicação científica original; o papel dos editores científicos e pareceristas no processo de avaliação de um texto; o significado de plágio nesse cenário.
Ernesto Spinak. Inteligência Artificial e a comunicação da pesquisa.
In: SciELO em Perspectiva. 30 ago. 2023. Internet: <blog.scielo.org> (com adaptações).
Embora algumas instituições já estejam criando regras para o uso de IA nas pesquisas acadêmicas, elas estão mais centradas em questões como proteção de dados, autoria, manipulações intencionais ou até fabricação de resultados. No entanto, essas ferramentas também podem ser empregadas em outras fases da produção científica, que, em princípio, podem parecer menos problemáticas, ou nem tanto: vão desde a revisão bibliográfica até a tradução de artigos, influenciando também a escolha de metodologias e a análise de dados.
Clarisse Sieckenius de Souza. Avanço da inteligência artificial revoluciona
pesquisas acadêmicas, mas gera imenso desafio ético para cientistas.
Internet: <www.terra.com.br> (com adaptações).
Considerando que os textos precedentes tenham caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do uso de inteligência artificial em pesquisas científicas e seus desdobramentos éticos
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Como a tecnologia pode ajudar no Direito?
A tecnologia está remodelando profundamente a advocacia, e a inovação tornou-se uma palavra-chave no cenário jurídico moderno. Assim, à medida que os avanços tecnológicos aceleram, os advogados enfrentam a necessidade de adotar novas ferramentas e abordagens para permanecerem competitivos e eficazes.
De que modo você vê a convivência das novas tecnologias com o exercício da advocacia? Diga o que pensa em um texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, dando especial destaque aos argumentos apresentados.
Sabe-se que o concurso público deve visar contratar servidores que possuam vocação para trabalhar na Administração Pública. Partindo dessa premissa, o Governo Federal publicou o Guia Referencial para Concursos Públicos. O texto abaixo foi retirado deste guia:
Valorização do ethos e da vocação nos concursos públicos
No contexto profissional das servidoras e dos servidores públicos, o ethos pode ser visto como a forma pela qual essas pessoas interpretam e cumprem suas funções. Essa é uma questão relevante, porque servidoras e servidores tomam muitas decisões de impacto na vida dos cidadãos e no funcionamento do próprio Estado e devem atuar visando aos interesses da sociedade. Caso não percebam…
O uso de tecnologias digitais tem provocado mudanças profundas nos mecanismos de fiscalização e de acompanhamento das políticas públicas. No contexto brasileiro, tanto os órgãos de controle institucional — como tribunais de contas, controladorias, Ministério Público e polícias — quanto a sociedade civil enfrentam desafios crescentes para monitorar a aplicação dos recursos públicos, garantir transparência e promover eficiência administrativa. Nesse cenário, a disseminação da inteligência artificial (IA) tem ampliado as possibilidades de análise de dados, identificação de irregularidades e participação cidadã.
Diante desse quadro, discute-se de que maneira essas tecnologias podem favorecer a b…



