O modelo ilustrado na figura a seguir, desenvolvido por Noriaki Kano, tem sido amplamente utilizado no desenvolvimento de produtos e na pesquisa de satisfação do cliente, representando uma ferramenta valiosa no contexto da engenharia de requisitos, pois oferece uma abordagem estruturada que permite entender e priorizar as necessidades dos clientes. O modelo categoriza recursos ou atributos de um produto em cinco categorias distintas. Três dessas categorias são relevantes e merecem atenção especial na especificação dos requisitos e duas devem ser evitadas: as neutras (indiferentes) e as reversas (insatisfação quando presente).

Internet: <geeksforgeeks.org> (com adaptações).
Com base na figura e nas informações apresentadas, redija um texto dissertativo a respeito do modelo Kano, abordando os seguintes aspectos:
1 necessidade associada a cada uma das curvas A, B e C do modelo Kano; [valor: 12,00 pontos]
2 associação de cada necessidade ao contexto da engenharia de requisitos; [valor: 10,00 pontos]
3 técnicas de elicitação de requisitos mais adequadas para cada necessidade. [valor: 6,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Aprovada resolução que cria Plataforma Digital do Poder Judiciário
22 de setembro de 2020
Os órgãos do Poder Judiciário brasileiro terão à disposição a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), um sistema multisserviço que, além de unificar o trâmite processual no país, permitirá a realização de adequações de acordo com as necessidades de cada tribunal. A medida, que mantém o Processo Judicial Eletrônico (PJe) como a principal ferramenta para tramitação processual na Justiça brasileira, foi aprovada durante a 318ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada nesta terça-feira (22/9). Além do foco na redução da taxa de congestionamento processual, a PDP…
Medindo softwares
A análise de pontos de função (APF) é uma técnica amplamente utilizada na engenharia de software para medir a funcionalidade de um sistema de software a partir da perspectiva do usuário. Desenvolvida na década de 1970 por Allan Albrecht, a APF se tornou uma ferramenta essencial para gerentes de projetos, analistas de sistemas e desenvolvedores, permitindo uma estimativa precisa do esforço necessário para desenvolver e manter sistemas de software.
Um sistema de gestão
Um engenheiro de software, com o objetivo de medir o custo do desenvolvimento de um módulo para um sistema gestão de uma biblioteca, obteve os dados presentes na tabela a seguir:
| Função | Quantidade | Complexi… |
Com o surgimento do globo.com, foi adotada uma ferramenta amplamente reconhecida no mercado. Embora essa solução fosse eficiente, ela apresentava algumas limitações que impactavam negativamente em aspectos operacionais. Além de implicar custos elevados para sua manutenção, a ferramenta não atendia plenamente às necessidades da emissora em termos de flexibilidade e funcionalidade.
Diante desse cenário, surgiu a necessidade de substituir a ferramenta existente por uma solução mais adequada. Para enfrentar esse desafio, a empresa optou por implementar a metodologia Scrum, com o objetivo de identificar e desenvolver uma nova ferramenta que se alinhasse melhor aos requisitos e expectativas da org…



