Atualmente sabe-se que a Inclusão é uma realidade dentro do contexto escolar, desafiando os paradigmas estabelecidos. Entretanto, a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem sido objeto de ampla discussão entre pesquisadores e especialistas a partir da década de 1990, quando políticas de ações afirmativas garantem o acesso à educação, saúde e trabalho, resultando em uma reorganização significativa na sociedade.
STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 964.
Sobre a inclusão escolar do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental, responda:
a) Indique as principais especificidades comportamentais das pessoas com essa necessidade especial.
b) Identifique em qual tipo de necessidade educacional especial o TEA se enquadra.
c) Considerando a presença de alunos com TEA de nível 1 em uma turma do segundo ano do ensino fundamental, formule uma atividade para o Dia Nacional da Consciência Negra e especifique seus objetivos.
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Adaptado de GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, nº 2, 2006, p. 130.
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