Leia o texto motivador a seguir.
Ao longo da história da educação brasileira, o Ensino Religioso assumiu diferentes perspectivas teórico-metodológicas, geralmente de viés confessional ou interconfessional. A partir da década de 1980, as transformações socioculturais que provocaram mudanças paradigmáticas no campo educacional também impactaram no Ensino Religioso. Em função dos promulgados ideais de democracia, inclusão social e educação integral, vários setores da sociedade civil passaram a reivindicar a abordagem do conhecimento religioso e o reconhecimento da diversidade religiosa no âmbito dos currículos escolares.
BNCC (Base Nacional Curricular Comum): https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf
Com base na pluralidade religiosa que caracteriza a sociedade brasileira contemporânea e considerando os enfoques epistemológicos do conhecimento religioso, elabore uma dissertação sobre “A perspectiva sociológica e o pluralismo religioso potiguar”
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os aspectos a seguir:
a) Caracterize a abordagem sociológica do fenômeno religioso quanto à análise da religião como uma “instituição social” responsável, entre outras funções, pela “socialização dos indivíduos”.
b) Explique a contribuição da perspectiva sociológica para analisar o pluralismo religioso.
c) Exemplifique o caráter socializador das religiões descrevendo essa função em uma tradição religiosa de matriz africana ou indígena presente no Rio Grande do Norte.
d) Indique 3 festividades religiosas do Rio Grande do Norte que refletem a diversidade de crenças e práticas religiosas que coexistem nesse estado do Nordeste brasileiro.
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E se, em vez de afirmar que gosta de alguém porque possui as mesmas ideias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferisse analisar: ‘O que é um valor?’, ‘O que é um valor moral?’, ‘O que é um valor artístico?’, ‘O que é a moral?’, ‘O que é a vontade?’, ‘O que é a liberdade?’.
Alguém que tomasse essa decisão estaria tomando distância da vida cotidiana e de si mesmo, teria passado a indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existência. Ao tomar essa distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos. Esse …



