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Ano
Nível de escolaridade
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Q423299 | Filosofia e Teologia
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Cargo: Professor
30 linhas

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Leia o texto motivador a seguir.

Ao longo da história da educação brasileira, o Ensino Religioso assumiu diferentes perspectivas teórico-metodológicas, geralmente de viés confessional ou interconfessional. A partir da década de 1980, as transformações socioculturais que provocaram mudanças paradigmáticas no campo educacional também impactaram no Ensino Religioso. Em função dos promulgados ideais de democracia, inclusão social e educação integral, vários setores da sociedade civil passaram a reivindicar a abordagem do conhecimento religioso e o reconhecimento da diversidade religiosa no âmbito dos currículos escolares. 

BNCC (Base Nacional Curricular Comum): https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf

Com base na pluralidade religiosa que caracteriza a sociedade brasileira contemporânea e considerando os enfoques epistemológicos do conhecimento religioso, elabore uma dissertação sobre “A perspectiva sociológica e o pluralismo religioso potiguar”

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os aspectos a seguir:
a) Caracterize a abordagem sociológica do fenômeno religioso quanto à análise da religião como uma “instituição social” responsável, entre outras funções, pela “socialização dos indivíduos”.
b) Explique a contribuição da perspectiva sociológica para analisar o pluralismo religioso.
c) Exemplifique o caráter socializador das religiões descrevendo essa função em uma tradição religiosa de matriz africana ou indígena presente no Rio Grande do Norte.
d) Indique 3 festividades religiosas do Rio Grande do Norte que refletem a diversidade de crenças e práticas religiosas que coexistem nesse estado do Nordeste brasileiro.


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