“Nos últimos anos, ocorreram diversos avanços quanto ao incentivo e à prática de atividade física no Brasil. Porém, nosso país ainda possui grande parte de sua população inativa fisicamente. Ou seja, ainda possui muitas pessoas que não alcançam as recomendações de atividade física que são detalhadas neste documento. […]
O Guia de Atividade Física para a População Brasileira traz as primeiras recomendações e informações do Ministério da Saúde sobre atividade física para que a população tenha uma vida ativa, promovendo a saúde e a melhoria da qualidade de vida. […]
O setor saúde tem um importante papel na promoção da atividade física, mas é essencial o envolvimento das outras áreas para a mudança do atual cenário brasileiro.” (BRASIL, 2021)
A área de ensino certamente é uma das que pode colaborar para a melhoria desse quadro, por meio da Educação Física escolar, entre outras vertentes educacionais. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio (BRASIL, 2000) estabelecem competências e habilidades a serem desenvolvidas em Educação Física naquele ciclo escolar. Entre elas, os alunos deverão “assumir uma postura ativa na prática das atividades físicas, e consciente da importância delas na vida do cidadão”, assim como “desenvolver as noções conceituadas de esforço, intensidade e frequência, aplicando-as em suas práticas corporais.”
Dentro dessa temática e considerando as definições constantes da literatura e do Guia de Atividade Física para a População Brasileira (BRASIL, 2021):
a) Apresente uma definição para atividade física.
b) Uma pessoa pode fazer atividade física em diferentes contextos (domínios) da vida diária. Apresente dois deles.
c) Há diferença entre atividade física e exercício físico? Caso considere haver, apresente a diferenciação.
d) Apresente três componentes da aptidão física relacionada à saúde?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Observe o fragmento a seguir:
“Além disso, ressalta-se como uma das avaliações o trabalho em grupo de construção de textos e sua exposição acerca das representações da luta em determinada produção cinematográfica. Cada grupo poderia escolher o filme que iria analisar; entre as opções estavam: Menina de Ouro; Kung Fu Panda; O Grande Dragão Branco; e Mais forte que o mundo.”
In: CASTRO, P. H. Z. C. de; BAPTISTA, G. G. Didática multicultural e educação física: Entre a escola e a formação inicial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação,
Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0557–0575, 2022.
Segundo Darido e Rangel (2005), a avaliação do fragmento acima focaliza a dimensão conceitual do conteúdo Lu…



