sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q423226 | Educação Física
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Cargo: Professor
30 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

“Nos últimos anos, ocorreram diversos avanços quanto ao incentivo e à prática de atividade física no Brasil. Porém, nosso país ainda possui grande parte de sua população inativa fisicamente. Ou seja, ainda possui muitas pessoas que não alcançam as recomendações de atividade física que são detalhadas neste documento. […]

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira traz as primeiras recomendações e informações do Ministério da Saúde sobre atividade física para que a população tenha uma vida ativa, promovendo a saúde e a melhoria da qualidade de vida. […]

O setor saúde tem um importante papel na promoção da atividade física, mas é essencial o envolvimento das outras áreas para a mudança do atual cenário brasileiro.” (BRASIL, 2021)

A área de ensino certamente é uma das que pode colaborar para a melhoria desse quadro, por meio da Educação Física escolar, entre outras vertentes educacionais. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio (BRASIL, 2000) estabelecem competências e habilidades a serem desenvolvidas em Educação Física naquele ciclo escolar. Entre elas, os alunos deverão “assumir uma postura ativa na prática das atividades físicas, e consciente da importância delas na vida do cidadão”, assim como “desenvolver as noções conceituadas de esforço, intensidade e frequência, aplicando-as em suas práticas corporais.”

Dentro dessa temática e considerando as definições constantes da literatura e do Guia de Atividade Física para a População Brasileira (BRASIL, 2021):
a) Apresente uma definição para atividade física.
b) Uma pessoa pode fazer atividade física em diferentes contextos (domínios) da vida diária. Apresente dois deles.
c) Há diferença entre atividade física e exercício físico? Caso considere haver, apresente a diferenciação.
d) Apresente três componentes da aptidão física relacionada à saúde?


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaEducação Física
BancaFGV
Observe as argumentações descritas e, em seguida, proponha atividades orientadas ao final de cada questão.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o aluno egresso do Ensino Fundamental deve alcançar os objetivos previstos para a Educação Física escolar.
“• participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
• adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;
• conhecer, valori…
Sobre a relação teoria e prática, leia o texto a seguir.
“Por outro lado, apesar de o trabalho se apoiar nas produções teóricas da área com propósitos de denúncia e de críticas das atuais condições e concepções do ensino da Educação Física Escolar, meu principal propósito é anunciar e estimular mudanças reais e concretas, tanto na concepção de ensino, de conteúdo e de método, como nas suas condições de possibilidade, na prática pedagógica. Trata-se de aceitar e entender o ‘pessimismo teórico’ presente nos trabalhos de tendência crítica em Educação Física hoje, para se alcançar um ‘otimismo prático’ com reais possibilidades de mudanças na prática pedagógica da mesma.”
KUNZ, Elenor. Transforma…

Observe o fragmento a seguir:

“Além disso, ressalta-se como uma das avaliações o trabalho em grupo de construção de textos e sua exposição acerca das representações da luta em determinada produção cinematográfica. Cada grupo poderia escolher o filme que iria analisar; entre as opções estavam: Menina de Ouro; Kung Fu Panda; O Grande Dragão Branco; e Mais forte que o mundo.”

In: CASTRO, P. H. Z. C. de; BAPTISTA, G. G. Didática multicultural e educação física: Entre a escola e a formação inicial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação,
Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0557–0575, 2022.

Segundo Darido e Rangel (2005), a avaliação do fragmento acima focaliza a dimensão conceitual do conteúdo Lu…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários