Se o auditor identificar eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa quanto à capacidade da entidade de manter sua continuidade operacional, ele deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para determinar se existe ou não incerteza relevante relacionada com eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade por meio de procedimentos adicionais de auditoria, incluindo a solicitação para que a administração faça a avaliação da capacidade de operacional da entidade; a avaliação dos planos da administração para ações futuras em relação à avaliação da continuidade operacional; avaliar a confiabilidade dos dados de suporte gerados para elaborar as previsões, contemplando a avaliação da adequação das premissas utilizadas, além de solicitar representações formais da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança, com relação aos planos para ações futuras e a viabilidade desses planos.
Descreva procedimentos de auditoria que o auditor pode adotar e que são relevantes para o cumprimento dessas exigências.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Você foi contratado como auditor externo independente para realizar uma auditoria nas demonstrações contábeis intermediárias de uma seguradora, uma entidade supervisionada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Durante o processo de auditoria, você deve emitir um relatório conforme as exigências da CTA 15 – Emissão de Relatório de Auditoria sobre as Demonstrações Contábeis Intermediárias Individuais de Entidades Supervisionadas pela SUSEP, conforme publicado no DOU de 22/12/2017.
Com base nas diretrizes da CTA 15, elabore uma dissertação abordando os seguintes pontos:
a) Identifique o objetivo principal da auditoria nas demonstrações contábeis intermediárias das entidades su…
As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou de erro. O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis (Item 2, NBC TA 240, 2009). O título da notícia a seguir exemplifica tal definição.
Recentemente, um jornal especializado publicou notícia sobre artifícios para encobrir fraudes na sociedade empresária XX que incluíam falsificação de telas e sobrecarga de informações.
A Resolução CFC no 1.207/09 aprovou a NBC TA 240, que dispõe sobre a Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis. Com base na referi…
Ao definir uma amostra de auditoria, de acordo com a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a amostra. Ao considerar as características da população da qual a amostra será extraída, o auditor pode determinar que a estratificação seja apropriada.
a) Explique o que é estratificação. Exemplifique.
b) Indique o principal objetivo da estratificação.
c) Em testes de detalhes, identifique o efeito no tamanho da amostra causado pela estratificação da população.



