A partir da leitura dos textos motivadores (1, 2 e 3) e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita, empregando a norma culta da língua portuguesa, sobre o tema “O papel da inovação tecnológica na transição energética: como novas tecnologias e a criatividade humana estão impulsionando o uso de fontes renováveis de energia”. Elabore seu texto pautandoo em argumentos. Redija-o de forma coesa e coerente com o tipo textual solicitado.
TEXTO 1
Células solares eficientes e flexíveis Físicos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, criaram painéis solares fotovoltaicos tão finos, flexíveis e eficientes que podem ser impressos sobre a superfície de objetos, como bolsas, telefones celulares e carros.
Com 1 micrômetro (0,001 milímetro) de espessura, as células solares foram produzidas por um método desenvolvido na instituição britânica e são 150 vezes mais finas do que os produtos comerciais atualmente disponíveis. Elas são feitas de perovskita, material que tem sido estudado como uma alternativa ao silício presente na maioria dos painéis hoje em uso.
As novas células ultrafinas e maleáveis conseguem converter 27% da energia solar em eletricidade, desempenho semelhante ao dos melhores painéis feitos de silício. A taxa de conversão foi certificada, de forma independente, pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão (Aist). “Usando novosmateriais que podem ser aplicados como revestimento, mostramos que podemos replicar e superar o silício, ao mesmo tempo que ganhamos flexibilidade”, disse, em comunicado de imprensa, o físico Junke Wang, que faz estágio de pósdoutorado em Oxford e é um dos autores do trabalho.
Até o final do ano, os pesquisadores esperam publicar um artigo científico em que contam detalhes do processo de desenvolvimento das células flexíveis (Universidade de Oxford, 13 de agosto).
Retirado de: Revista Pesquisa FAPESP. Células solares eficientes e flexíveis. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/celulas-solareseficientes-
e-flexiveis/ Acesso em: 28 out., 2024.
TEXTO 2
Bruxelas testa turbina eólica adequada para cidades Gerar energia renovável no telhado, reduzindo os custos de eletricidade doméstica e ainda promovendo a sustentabilidade. Pensou em energia solar? Até poderia ser, mas a prefeitura de Bruxelas, na verdade, quer entender se é possível diversificar as fontes de energia limpa da população por meio da produção de energia eólica em casa.
A administração municipal de Bruxelas, capital da Bélgica, investiu 6 mil euros para testar uma nova miniturbina eólica em uma torre residencial na Avenue de l’Héliport, no distrito de Laeken. O plano prevê inicialmente a instalação de dez dessas turbinas eólicas no telhado do mesmo edifício.
O equipamento, que pode ser instalado no teto de um prédio para fornecer eletricidade para residências, foi desenvolvido pela startup Renewind -, projetada para aproveitar ao máximo a aceleração do vento na borda do telhado, um fenômeno que pode produzir entre 1 e 3 MWh por ano.
“A tecnologia de turbinas eólicas urbanas provavelmente nos permitiria produzir eletricidade em todas as estações, com produção estável e previsível”, diz Benoît Hellings, vereador de Bruxelas para o Clima, citado pela RTBF (emissora de rádio e televisão pública belga).
Como o vento pode ser menos previsível em centros urbanos e edifícios podem causar obstruções, a produção doméstica de energia a partir dos ventos nas cidades ainda está longe de ser comum. Entretanto, em localidades pouco ensolaradas, mas bem expostas a correntes de ar regulares, esta pode ser uma grande opção. No caso da Bélgica, há o intuito de testá-la em outras regiões, expandindo a nova tecnologia por todo o país.
Retirado e adaptado de: Ciclo Vivo. Bruxelas testa turbina eólica adequada para cidades. Disponível em:
https://ciclovivo.com.br/planeta/energia/bruxelas-testa-turbina-eolica-adequada-para-cidades/ Acesso em: 28 out., 2024.
TEXTO 3

Descrição da imagem: Uma tirinha composta por três quadrinhos. No primeiro quadrinho, uma menina está segurando uma garrafa de água transparente, ela conversa com um menino de cabelo azul (o qual tem um sapo simpático como animal de estimação). A menina diz: “A ideia do brasileiro Alfredo é chamada de ´luz engarrafada´!”. No segundo quadrinho, em preto e branco, são representadas as garrafas cheias de água incluídas na estrutura de um telhado, possibilitando a passagem de luz e se lê “Garrafas pet com água são instaladas no telhado, e refletem a luz do sol para o ambiente interno!”. No terceiro quadrinho, voltam a aparecer o menino, o sapo e a menina que, ainda segurando a garrafa de água, diz: “Hoje, essa ideia simples e genial economiza energia em mais de 15 países!”. Fim da descrição.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Artigo 1°: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Fonte: Declaração Universal dos Direitos Humanos, disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf
Texto II
O número total de custodiados no Brasil subiu para 650.822 em celas físicas e 201.188 em prisão domiciliar. Os presos em celas físicas são aqueles que, independentemente de saídas para trabalhar e estudar, dormem no estabelecimento prisional, além daqueles que estão nas carceragens da PC/PM/CBM/ e PF. Já os que estão em prisão domiciliar são os que cumprem pena em casa e pod…
Nosso país foi o que mais recebeu escravos africanos do tráfico, cerca de 5 milhões, e o último do Ocidente a abolir a escravidão. A abolição não foi acompanhada por nenhuma ação no sentido de integrar os afrodescendentes à sociedade brasileira. Dados do IBGE e do Mapa da Violência mostram as estatísticas de cor ou raça no Brasil: os brancos têm maiores salários, sofrem menos desemprego, frequentam mais as universidades; enquanto os negros são os que sofrem mais com o trabalho infantil e com a violência, também são maioria nas cadeias.
Apesar de os afrodescendentes negros e os brancos historicamente não viverem em condições econômicas e sociais igualitárias, a convivência entre eles é aparen…
TEXTO 1
Como construir um Brasil mais leitor?
Pensar o progresso da leitura no Brasil demanda compreender os perfis dos leitores brasileiros, suas formas de aproximação e distanciamento da literatura e as comunidades que são criadas em torno dos livros.
Um meio de entendermos melhor esse cenário são as pesquisas lançadas a partir da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que desde 2001 mapeia o leitorado nacional. Os dados da pesquisa e autoridades na área indicam meios de ponderar sobre as políticas públicas de leitura, o comércio de livros, a condição de formação dos leitores e as comunidades que são construídas em torno das obras do pensamento e da cultura.
Zoara Failla, coordenadora da …



