Texto 1
Existem, no mercado, diversos aplicativos para controle parental que reúnem recursos que ajudam pais e/ou responsáveis a monitorarem o uso do celular pelos filhos. Além disso, essas ferramentas permitem visualizar a localização das crianças, limitar o tempo de uso de aplicativos e do aparelho, bloquear o celular à noite e gerenciar as compras e downloads. Não é necessário instalar os aplicativos no celular da criança para que ela seja supervisionada. O controle do uso ocorre por meio do aplicativo instalado no celular dos pais.
(Marcela Franco. “Family Link – como usar app para controlar tempo dos filhos no celular”.
https://www.techtudo.com.br/listas/2024/01/family-link-como-usar-app-para-controlar-tempo-dos-filhos-no-celular-edapps.ghtml. Adaptado)
Texto 2
Alguns países, como Estados Unidos e Inglaterra, já promovem debates sobre a aprovação de legislações que obriguem as controladoras das redes sociais a estabelecerem restrições ao acesso de menores às plataformas. Para Jairo Stacanelli, mestre em psicologia, “aquele lugar que seria um lugar de comunhão e divisão de conhecimento se tornou lugar de difusão de ideias racistas, machistas, misóginas, que fazem muito mal à sociedade. Dizer que a rede social é um lugar bacana para menores de idade é uma mentira. Lugar legal para a meninada é escutar Mundo Bita, o disco do Chico Buarque, é levar bons filmes para a garotada assistir”. Ele reforça que as redes sociais podem causar traumas e sofrimentos. “Menores de idade precisam ser aconselhados e supervisionados. Os pais devem monitorar as redes sociais, o celular e tudo o que os filhos fazem, promovendo conhecimento de qualidade dentro de casa, através de conversas dentro do ambiente familiar”. Para o advogado Marcel Jeronymo, especialista em Direitos Humanos, esse controle dos pais encontra respaldo nas leis brasileiras. “Pela legislação brasileira, esse controle é totalmente legal. Segundo a lei, os pais têm o dever de acompanhar a vida dos filhos, pois são responsáveis pelas ações destes até que completem a maior idade. A intimidade também faz parte do processo de desenvolvimento dos adolescentes. Porém, nos tempos atuais, é fundamental o acompanhamento dos responsáveis”.
(Gregory Rodrigues. “Cuidado ou cerceamento de liberdade? Controle do acesso a internet por menores é a bola da vez”.
https://www.dm.com.br/cotidiano/cuidado-ou-cerceamento-de-liberdade-controle-do-acesso-a-internet-por-menores-e-a-bola-da-vez-121932. Adaptado)
Texto 3
Os pais têm o direito de invadir a intimidade dos filhos para garantirem que eles não se exponham a riscos desnecessários na internet? Devem, porque lhes compete zelar pela segurança dos filhos, acessar senhas para vasculharem o que andam fazendo e com quem falam os menores no Facebook, WhatsApp, Instagram ou Snapchat? Em uma época em que as crianças se inscrevem nas redes sociais com oito e nove anos de idade, até que ponto deve chegar a vigilância dos pais? E aos 15 ou 16 anos? Justifica-se que os pais sacrifiquem o direito de reserva da vida privada dos filhos para lhes garantir segurança?
“Sou contra o conhecimento de senhas e contra a invasão de privacidade por parte dos pais”, afirma Daniel Sampaio, psiquiatra e terapeuta com mais de 30 anos de experiência com adolescentes e famílias. “Não é por meio de uma vigilância do tipo policial que se resolvem os problemas entre pais e filhos e a quebra da confiança na relação entre eles é um ingrediente decisivo para o conflito, pois o clima entre pais e filhos deve ser de confiança e partilha. A vigilância degrada as relações e leva ao conflito”. O psiquiatra mostra-se também contrário ao uso de aplicativos que permitem vigiar a atividade dos filhos na internet sem o seu consentimento, a não ser como medida extrema. Não se trata de ignorar os riscos. “Em primeiro lugar, é importante que os pais utilizem bem as redes sociais eles próprios e que falem disso com os filhos. Se uma criança perceber o que está certo e errado terá menos possibilidades de errar”, afirma.
(Natália Faria. “Internet: até onde deve ir a vigilância dos pais?”
https://www.publico.pt/2016/09/12/sociedade/noticia/internet-ate-onde-deve-ir-a-vigilancia-dos-pais-1743804. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Controle parental no uso do celular: forma de proteção ou invasão de privacidade?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TEXTO 1
Um seriado de TV produzido em Portugal estreou nos Estados Unidos sem grande expectativa. Apesar de simpática, a comédia Vanda tinha tudo para cair na vala comum das produções em língua estrangeira no território americano, onde o público é tradicionalmente avesso a legendas e afins. Ainda assim, a série causou imenso imbróglio: a plataforma de streaming Hulu, de propriedade da poderosa Disney, enxergou na atração uma boa oportunidade de testar uma nova ferramenta de dublagem digital. Uma tecnologia com alto potencial: por meio de um software de inteligência artificial (IA), a empresa Deepdub AI executou o trabalho 70% mais rápido que a dublagem convencional por vozes humanas.
O uso c…
TexTo 1

TexTo 2
Mais de 60% dos municípios brasileiros não atingiram no ano de 2023 a meta de 95% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde, quando considerados os imunizantes aplicados durante o primeiro ano de vida. Ainda que o total de cidades no país que alcançou o índice tenha saltado de 1 745 em 2022 para 2 100 no último ano — de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 5 568 municípios espalhados por todo o território —, os números mostram-se aquém do necessário.
Desde 2016, as coberturas de todos os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão em queda. A situação é preocupante, uma vez que surtos de doenças …
TEXTO 1
arte (ar.te) sf.
Capacidade e aptidão do ser humano de aplicar conhecimentos e habilidade na execução de uma ideia, de um pensamento; essa aplicação e essa execução.
(https://aulete.com.br. Adaptado.)
TEXTO 2
Em 1954, Roald Dahl escreveu um conto chamado “O Grande Gramatizador Automático”, sobre uma máquina capaz de escrever um romance tão bem quanto qualquer ser humano e em apenas alguns minutos. Hoje, temos uma máquina semelhante, e ela é o grande assunto do mundo tecnológico. A combinação de aprendizado de máquina e Inteligência Artificial (IA) criou plataformas de software que funcionam como o Grande Gramatizador Automático, escrevendo textos legíveis e coerentes e criando imagens…



