As funções arquivísticas desempenham um papel fundamental na gestão de documentos e na preservação da memória institucional. Sem o desenvolvimento das funções de classificação, avaliação e descrição de documentos, não há arquivologia. Levando isso em consideração, redija um texto dissertativo sobre essas três funções arquivísticas, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Defina as funções classificação [valor: 8,00 pontos], avaliação [valor: 8,00 pontos] e descrição [valor: 8,00 pontos].
2 Discorra sobre a relação entre essas três funções [valor: 4,50 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Nos últimos anos, as organizações públicas têm implantado sistemas informatizados para a criação e tramitação de seus documentos. Observa-se, entretanto, que esses sistemas ainda não têm os requisitos que os caracterizem como sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter motivador, redija um texto dissertativo a respeito das características do sistema informatizado de gestão arquivística de documentos, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 conceito de documento arquivístico digital; [valor:1,00 ponto]
2 definição de sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD); [valor: 1,00 ponto]
3 …
O sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) é um conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam o controle do ciclo de vida dos documentos, desde a produção até a destinação final, seguindo os princípios da gestão arquivística de documentos e apoiado em um sistema informatizado. Um SIGAD tem de ser capaz de manter a relação orgânica entre os documentos e de garantir a confiabilidade, a autenticidade e o acesso, ao longo do tempo, aos documentos arquivísticos, ou seja, seu valor como fonte de prova das atividades do órgão produtor.
Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de…
A adoção de soluções tecnológicas para a gestão de documentos arquivísticos, geralmente acompanhada da ideia de cessar a produção de documentos em papel, tem-se ampliado nas instituições públicas. Contudo, nem sempre tais tecnologias são sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD) e, sendo assim, as instituições ainda conviverão por anos com documentos não digitais que precisam estar contemplados pelo sistema. Como agravante à necessidade de gerenciar essa situação híbrida destaca-se a existência de inúmeros outros sistemas de negócio no âmbito institucional nos quais apenas partes das informações e documentos produzidos podem ser considerados arquivísticos, funciona…



