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Q420682 | Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba
Cargo: Técnico em Segurança do Trabalho

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Todo acidente de trabalho tem o potencial de gerar prejuízos para empregados e empregadores. Nos locais de trabalho, existem os riscos e as respectivas medidas de controle que devem ser adotadas para eliminá-los, reduzi-los e(ou) preveni-los. A ocorrência de um evento adverso, como um acidente de trabalho, indica que as medidas de controle de risco estavam inadequadas ou insuficientes.

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do estudo dos acidentes de trabalho. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.

1 Defina acidente de trabalho [valor: 1,50 ponto] e mencione as suas três modalidades [valor: 4,25 pontos].

2 Apresente as duas formas de classificação dos custos relacionados aos acidentes de trabalho [valor: 3,75 pontos].


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaSegurança e Saúde no Trabalho (SST)
BancaCebraspe (Cespe)

Considerando que, nos ambientes de processamento industrial de alimentos em pó, como açúcares e farinhas, ou sob a forma de grãos, como arroz, feijão, soja, café, trigo e outros, a saturação do ar com poeiras provenientes desses alimentos pode dar causa a acidentes de grandes proporções, já que esse tipo de material, na forma de poeira em suspensão e em quantidade adequada, se for exposto a uma fonte de ignição também adequada, poderá desencadear explosões e incêndios, proponha, de modo justificado, medidas protetivas para implementação no referido ambiente industrial, de modo a protegê-lo contra o risco de explosões e incêndios a partir do processo de ignição de poeiras em suspensão. Ao ela…

Tendo em vista que alguns fatores contribuem para a incidência de acidentes de trabalho, redija um texto, em forma de um plano de gestão de riscos, acerca de riscos profissionais em canteiro de obras e de riscos ambientais nos locais de trabalho em geral. Ao elaborar o seu texto, faça o que se pede a seguir.
  1. Comente sobre os riscos mais comuns em canteiros de obras. [valor: 9,50 pontos]
  2. Apresente a classificação dos riscos ambientais e inclua exemplos desses riscos. [valor: 9,50 pontos]
  3. Descreva as principais medidas mitigadoras de riscos no ambiente de trabalho. [valor: 9,50 pontos]

Na ata da primeira reunião de uma comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) recentemente empossada em uma construtora de médio porte, foram registrados os seguintes fatos: (1) Os programas de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil referentes aos três canteiros de obras da construtora eram exatamente iguais, tendo sido o primeiro assinado por engenheiro de segurança do trabalho e os outros dois, por técnico de segurança do trabalho, apesar de a destinação e a fase das obras serem bem distintas. (2) Recentemente, a empresa contratou mulheres como serventes de obra, tendo várias delas reclamado do excesso de peso que tinham de carregar, e uma, que sofria …

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