A concentração de cloretos na água é um importante parâmetro de potabilidade e, conforme a Portaria GM/MS n.º 888/2021, deve ter um valor máximo de 250 mg/L. O cloreto é uma das formas mais comuns de sais dissolvidos na água e sua concentração pode variar conforme a fonte e o tipo de tratamento da água. Os cloretos podem estar presentes na forma de cloretos de sódio, cálcio e magnésio. Altas concentrações de cloretos na água podem provocar efeitos adversos nas características organolépticas da água, além de provocar corrosões em tubulações hídricas. Para monitorar a concentração de cloretos na água em uma estação de tratamento de água, é necessário uma rotina de análises de cloretos presentes na água potável, sendo possível utilizar métodos analíticos como cromatografia iônica, titulometria e métodos espectrofotométricos, entre outros.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da análise de cloretos em água de estação de tratamento de água potável pelo método titulométrico. Em seu texto, explique cada um dos seguintes procedimentos:
1 coleta da amostra; [valor: 4,50 pontos]
2 análise titulométrica por titulação com nitrato de prata. [valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas

A separação de misturas em seus componentes é empregada com os mais diversos objetivos, a exemplo do tratamento da água para o consumo humano, que é um processo demorado e realizado em etapas. Nesse contexto, redija um texto dissertativo-argumentativo atendendo ao que se pede nos itens a seguir.
1 Indique os métodos de separação de misturas usados no tratamento de água para abastecimento. [valor: 2,00 pontos]
2 Explique o princípio de cada um desses métodos. [valor: 5,00 pontos]
3 Cite três exemplos de métodos de separação de misturas usados no cotidiano. [valor: 2,50 pontos]
Uma das técnicas mais utilizadas por peritos para a revelação de impressões digitais é a técnica do pó. Essa técnica consiste no decalque da impressão a partir de vestígios papilares, denominados impressões papilares latentes (IPL), localizados em superfícies lisas, não rugosas e não adsorventes, ou seja, em superfícies que possibilitem o emprego da técnica. A aplicação da técnica do pó é influenciada pelas características físicas e químicas do pó, do tipo de instrumento aplicador e, principalmente, pelo cuidado e pela habilidade de quem executa a atividade. As composições químicas dos pós mais utilizados nessa técnica incluem:
- o pó de dióxido de manganês: dióxido de manganês (45%), óxido d…



