Na segunda metade do século XX, há uma intensa produção de arquitetura moderna em João Pessoa, com destaque para o arquiteto carioca radicado no Recife Acácio Gil Borsoi, os arquitetos paraibanos formados em Pernambuco Mário Glauco Di Láscio e Carlos Alberto Carneiro da Cunha, o arquiteto cearense formado no Rio de Janeiro Liberal de Castro e o arquiteto paranaense de família paraibana Leonardo Stuckert que, a convite da elite pessoense, realizaram obras que atenderam ao desejo de modernidade e sofisticação que esta arquitetura representava.
Borsoi é um nome de grande destaque desta geração. Na grande maioria dos seus projetos, executados em João Pessoa, observam-se características modernas adaptadas ao lugar, como as varandas salientes e as janelas diferenciadas para proteger os edifícios da insolação e da chuva excessivas e para direcionar os ventos. Essa preocupação com o conforto climático vem sempre aliada ao cuidado com a harmonia e a beleza, da mesma forma que o apelo plástico dos grandes vãos e balanços possibilitados pelo concreto armado é traduzido por edificações simples e leves.
Nelci Tinem, Lia Tavares, Marieta Tavares. Arquitetura Moderna em João Pessoa: a memória moderna
e local de um movimento internacional. Seminário Docomomo Brasil, Niterói, 2005 (com adaptações).
Considerando que o fragmento acima tem caráter motivador e considerando, ainda, os períodos da história da arquitetura e do urbanismo, redija um texto dissertativo destacando aspectos gerais da produção arquitetônica moderna nos anos 50 e 60 do século passado no Brasil. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 a influência das vanguardas europeias e características locais; [valor 3,50 pontos]
2 principais elementos fundamentais da arquitetura do período; [valor: 3,50 pontos]
3 dois exemplos de obras referenciais. [valor: 2,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A casa Falling Water (Casa da Cascata), de autoria do arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright, foi concebida a partir de sua integração ao curso de água que passa pela propriedade, sendo sua base as rochas do acidentado terreno. Algumas superam o nível inferior e aparecem junto à chaminé, considerado o lugar de reunião da família, o que, em certa medida, traz a cascata para dentro da residência e cria um núcleo vertical reforçado pela torre da chaminé, o ponto mais alto da casa. A edificação é formada por duas partes: a parte principal, construída entre 1936 e 1938, e o quarto de hóspedes, finalizado em 1939. A casa original contém ambientes simples: uma sala de estar ampla com uma cozi…



