sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q415772 | Gestão de Projetos (PMBOK)
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Cargo: Analista Técnico

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A empresa XYZ, especializada em desenvolvimento de software, decidiu implementar um novo sistema de gestão de clientes (CRM) para otimizar suas operações e melhorar o relacionamento com os clientes. Para garantir o sucesso desse projeto, a empresa optou por seguir as diretrizes de gerenciamento de projetos estabelecidas no Project Management Body of Knowledge (PMBOK).

Considerando a situação hipotética apresentada, elabore um estudo de caso que embase a implantação pretendida segundo as diretrizes do PMBOK. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

1 as fases/grupos de processos estabelecidos no PMBOK; [valor: 1,00 ponto]
2 as áreas de conhecimento estabelecidas no PMBOK; [valor: 1,00 ponto]
3 as ferramentas e/ou técnicas/ações que fazem parte de cada uma das referidas fases/grupos de processos. [valor: 8,00 pontos]


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaGestão de Projetos (PMBOK)
BancaCebraspe (Cespe)

Atualmente, as mudanças nos ambientes organizacionais ocorrem por meio de projetos, que auxiliam as pessoas no planejamento e realização dessas mudanças. A gestão de projetos de tecnologia da informação, em particular, requer a aplicação de estratégias organizadas e claramente definidas para integrar ações e entregar resultados e produtos. De acordo com o PMBOK 6ª Edição, os processos de gerenciamento de projetos são empregados para atingir os objetivos do projeto.

Com base no PMBOK 6ª Edição, defina o que é um processo. Em seguida, defina os grupos de processos e identifique-os, descrevendo os objetivos de cada grupo de processos.

Uma empresa projetista foi contratada pela administração pública para elaborar o projeto básico de um edifício público. Na fase de análise do projeto pela fiscalização, foi constatado que a solução proposta pelo projetista apresentava um custo elevado em razão da solução estrutural proposta pelo calculista. Ao ser questionada sobre o problema, a empresa projetista alegou que a solução estrutural proposta não configurava erro, uma vez que o autor do projeto tem liberdade para definir a concepção estrutural que julgar mais adequada, independentemente do custo de execução.
A obra foi, então, executada segundo o projeto apresentado. Entretanto, após o fim da concretagem, foram verificados probl…

Considerando o planejamento estratégico de tecnologia da informação e comunicação (PETI) para o período de 2015 a 2020 da diretoria-geral de tecnologia da informação (DGTEC) de um órgão estadual hipotético, redija um texto dissertativo acerca de um processo do COBIT 2019 e uma prática da ITIL 4 adequados para resolver cada uma das seguintes fraquezas nas áreas especificadas.

Em seu texto, aborde o nome e o objetivo de cada um desses processos e práticas no COBIT 2019 e na ITIL 4, respectivamente.

1 falta de gestão interna dos projetos para orquestrar os diversos setores da DGTEC, da área projeto [valor: 9,50 pontos]

2 falta de experiência no gerenciamento com fornecedores, da área envolvidos…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários