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Q415742 | Auditoria Privada
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025
Órgao: SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Cargo: Analista Técnico

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A empresa pública XYZ, pretendendo melhorar seu sistema de governança, identificou, através de pesquisa junto às suas superintendências, que o sistema de controle interno apresentava falhas que o tornavam ineficaz. Então, a organização decidiu investigar melhor esses problemas e formular uma estratégia para atuar no sentido de implementar um sistema de controle mais eficaz, que reforce seu sistema de governança em vez de debilitá-lo. Nessa investigação, constatou-se que as principais falhas de seu controle interno estavam relacionadas à eficácia e à eficiência das operações da entidade, que não vinha batendo suas metas de desempenho financeiro.

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca do sistema de governança da empresa XYZ, de acordo com a abordagem preconizada pela estrutura de controles internos do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission). Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.

1 Explique o que é controle interno conforme a definição do COSO (2013) e identifique três aspectos fundamentais que devem ser avaliados para que o sistema de controle interno da empresa XYZ se adeque às recomendações do referido comitê. [valor: 3,50 pontos]

2 Cite as categorias de objetivos apresentados pela estrutura integrada do COSO (2013) e indique qual delas está mais relacionada às principais falhas identificadas no controle interno da empresa XYZ. [valor: 3,50 pontos]

3 Selecione um dos componentes da estrutura integrada do COSO (2013) e discorra acerca da sua importância para a avaliação de maturidade do sistema de controle interno da empresa XYZ. [valor: 3,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaAuditoria Privada
BancaCebraspe (Cespe)

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